quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Colégio Escoteco

Presidente Venceslau
JURI POPULAR DE CAPITU
OBRA DE MACHADO DE ASSIS
Colégio Escoteco

O Colégio Escoteco promoveu uma encenação de juri popular da personagem Capitu, do livro de Machado de Assis. A atividade teve tudo que um júri popular tem direito, juiz (interpretado pelo advogado, Ademir Souza Silva, conhecido na cidade como Mestre Tota), promotor, defesa, testemunhas e ré (interpretados pelos alunos da 2ª Série do Ensino Médio), e o corpo de jurados (interpretados pelos alunos do 9º ano), sorteado na hora como previsto em lei. 

Com objetivo de promover e estimular a leitura, a professora Vânia Flora junto com os alunos da 2ª Série do Ensino Médio deram vida à obra “Dom Casmurro”, escrita em 1899 pelo renomado escritor Machado de Assis. A obra em questão levanta uma dúvida discutida desde que o romance foi publicado. Teria Capitu cometido o crime de adultério, na época previsto no artigo 240 do Código Penal de 1940? 

Esta não é a primeira vez em que a questão é levantada em um júri realizado pela professora Vânia, onde, na maioria das vezes, Capitu é inocentada de tal crime. Desta vez não foi diferente, o corpo de jurados absolveu Capitu ao entender que, na dúvida, o réu deve ser inocentado.
_____________________________________________________

Franchesca Perfumaria

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens pela ideia. Muito legal.