quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Após temporal

Teodoro Sampaio
PREFEITO DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA
G1/TV Fronteira

O prefeito de Teodoro Sampaio, Ailton César Herling (PSB), informou nesta quinta-feira (26) que foi decretado estado de emergência no município devido aos problemas causados pelo temporal que atingiu a cidade durante a madruga desta quarta-feira (25). Dentre os locais afetados estão a estrada vicinal que liga Teodoro Sampaio ao distrito de Planalto do Sul, na zona rural, e a Escola Municipal Osvaldo Pereira Primo, na zona urbana.

Conforme Herling, o decreto foi feito ainda na quarta-feira (25) e equipes de apoio estão nas ruas para socorrer os moradores e realizar os reparos. “Nós estamos esperando o tempo firmar para continuar com as obras. Agora iremos informar ao sistema da Defesa Civil, por meio de fotos e relatórios de assistentes sociais e engenheiros, como está a situação da cidade, para que eles possam fazer a avaliação e, assim, enviar equipes para constatar os danos e, se possível, fazer a liberação dos recursos”, explicou.

A Prefeitura tem buscado reparar os danos de maior proporção primeiro, para que a população não seja ainda mais prejudicada. “Tivemos vários prejuízos, porém, queremos arrumar a estrada, que o córrego transbordou e a derrubou, para que as pessoas continuem a ter o acesso. A escola já está passando por limpeza e o forro está sendo consertado para que os alunos voltem ao local”, ressaltou.

Como os serviços para ajudar a população e organizar a cidade são grandes, os danos ainda não foram totalmente contabilizados. “Acreditamos que ainda na próxima semana conseguiremos contabilizar todos os prejuízos. Até o momento, a informação que tivemos é que sete famílias estão desabrigadas, mas, graças a Deus, não há feridos”, informou.

Ainda segundo ele, estas pessoas já estão recebendo todo o auxílio da Secretaria de Assistência Social. “Várias casas foram danificadas, mas os moradores puderam permanecer no local por não ter riscos. Percebemos que a própria população está se solidarizando e tentando ajudar como pode”, afirmou.

Ruas e avenidas também ficaram comprometidas. Em alguns locais, a queda de árvores impediu o trânsito. Já em outros, formaram erosões que precisaram ser sinalizadas para evitar acidentes.

Escola sem aula
Devido ao temporal, na Escola Municipal Osvaldo Pereira Primo cerca de 580 alunos foram dispensados. O teto de algumas salas de aula não resistiu à chuva e acabou cedendo. A água ficou acumulada no chão.

Com isso, funcionários realizam a manutenção para que as aulas voltem à normalidade. “O principal dano foi na parte do forro. Para trazer maior segurança às crianças, elas foram dispensadas nesta quinta-feira (26), enquanto está sendo feita a limpeza, até para evitar risco de acidentes ou contaminações. Acreditamos que nesta sexta-feira [27] as aulas sejam retomadas”, concluiu.
_____________________________________________________

Lê Castanho

Nenhum comentário: