BANCÁRIOS RETORNAM ATIVIDADES
Portal Prudentino
Após 18 dias de paralisação, bancários de Presidente Prudente e região retornaram ao trabalho nesta segunda-feira (26). Porém, todas as operações devem ser normalizadas dentro de 15 dias, prevê o Sindicato dos Bancários.
Em assembleia, a categoria aceitou a nova proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Os bancários terão reajuste de 10% no salário e aumento de 14% nos vales refeição e alimentação.
"Foi uma luta intensa contra quem mais lucra neste país. Aqui em Prudente e região a greve acabou. Mas, em todo país, assembleias ocorrem durante esta segunda para votar a proposta. Mas, a tendência é que ela seja aceita por todos", explica o diretor sindical, Edmilson Trevisan.
Sobre os dias parados, não haverá desconto. "Com anistia de 63% dos dias parados para quem faz jornada de seis horas e de 72% dos dias para quem faz oito horas. A compensação para quem fez os 14 dias úteis de greve ou menos será de, no máximo, uma hora por dia, entre 4 ou 5 de novembro até 15 de dezembro", diz o Comando de Greve, em nota.
"Agora, todos os serviços devem ser regularizados em até 15 dias nas agências bancárias. Lembrando que boa parte das operações já é realizada sem problemas", finaliza Trevisan.
_____________________________________________________
Dollory's
Petrobrás
A Petrobrás está renegociando contratos com fornecedores para baixar preços e viabilizar o pré-sal diante de um cenário de queda do preço do petróleo. Para o pré-sal valer a pena, o barril deve ser vendido a pelo menos US$ 45. Hoje está a US$ 48. (O Estado de São Paulo)
Contra impeachment
A Advocacia Geral da União prepara defesa de Dilma sobre reprovação das contas para apresentar ao Senado. Além de repetir os conhecidos argumentos, a defesa vai reforçar a tese de que a União é credora líquida do BNDES com saldo bilionário. Esse assunto teria passado "batido" no julgamento do TCU. (Istoé)
América Latina nas redes sociais
A América Latina tem uma penetração de internet de 50,1%, apenas. O que parece pouco, quando comparado ao que é registrado em regiões industrializadas, como América do Norte, onde 83% da população têm acesso à rede, e a Europa Ocidental, onde há 73% de penetração. Apesar disso, o uso das redes sociais nos países latino-americanos é o mais intenso do mundo. A proporção de usuários que têm conta nessas plataformas, entre as pessoas que têm acesso à web, é de 78%, superior ao da América do Norte (64%) e a Europa Ocidental (54%), onde a penetração da internet é bem maior. (Agência Graffo)
_____________________________________________________
Lê Castanho
_____________________________________________________
Brasil
EDUCAÇÃO
O Imparcial
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite da última quarta-feira, 21, projeto de emenda à Constituição que permite às universidades públicas cobrar por parte das modalidades de pós-graduação. O texto foi aprovado em primeiro turno por 318 votos contra 129. Falta ainda a votação de emendas e nova análise em segundo turno.
Após isso, o projeto segue para o Senado. Pelo texto, a Constituição mantém a determinação de gratuidade do ensino público nos estabelecimentos oficiais, "salvo, na educação superior, para os cursos de extensão, de pós-graduação lato sensu e de mestrado profissional, exceções para as quais se faculta sua oferta não gratuita, respeitada a autonomia universitária".
_____________________________________________________
Capixaba
Nenhum comentário:
Postar um comentário