quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Energia elétrica

Consumo de energia
Seguindo a tendência dos meses anteriores, agosto registrou queda no consumo de energia elétrica para baixa tensão. Foram consumidos 37.736 GWh (gigawatts-hora), 2,1% a menos do que em agosto do ano passado. Segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), o consumo nas residências caiu 1,5% e o dos estabelecimentos de comércio e serviços cresceu 0,6%. A queda no consumo residencial foi mais acentuada na região sul (5,9%) que também foi a única que registrou queda no consumo comercial (1,1%).

Setores
De acordo com a EPE, os resultados refletem o “momento adverso da economia”, no qual as famílias evitam fazer compras e o comércio adia projetos de expansão, além de reajustes da tarifa de eletricidade. O consumo residencial, no mês, ficou em 10,286 GWh, e o comercial em 7,032 GWh. No consumo industrial, que ficou em 14,277 GWh no mês, houve queda de 5,7%, a sexta redução seguida. Na comparação com julho, houve queda de 0,6%.

Outros cenários
Apenas o setor de extração de minerais metálicos teve desempenho positivo, de 8,2%. A indústria têxtil registrou a maior queda, de 14,3%, seguida pelo segmento metalúrgico, que registrou redução de 12% no consumo de eletricidade no mês. A indústria automotiva teve recuo de 18,2% nas linhas de montagem, com retração de 10,3% no consumo de eletricidade. O centro-oeste teve a maior queda, de 12,2%, e o norte foi o único que aumentou o consumo de eletricidade, com crescimento de 8%.

* Extraído do jornal O Imparcial
_____________________________________________________

Construtora KF

Nenhum comentário: