quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Viapav Hiperpasto Second conquista Copa Célio Costa

Presidente Venceslau
VIAPAV HIPERPASTO SECOND
A CONQUISTA DA COPA CELIÃO
Plantão Blog do Toninho. Foto de Maurício Barbosa

Um jogo difícil e confuso pela postura de um jogador, marcaram, mas não tiraram o brilho da final da Copa Célio Cesar Costa de Futebol Master Society, realizada na noite desta quarta-feira, (23), pela equipe de arbitragem de Paulo Melo, com apoio da Secretaria de Esportes, Recreação e Turismo de Presidente Venceslau. 

O jogo foi entre Viapav Hiperpasto Second e Kaó Supermercados Pinheirão. A partida se desenrolou dentro da normalidade no primeiro tempo, com vitória parcial do Kaó Pinheirão por 1 a 0. No segundo tempo, Viapav Hiperpasto Second voltou com maior ritmo de jogo e Giovani inspirado, fez os dois gols da virada. 

Tudo ia bem, quando o árbitro Adriano Melo assinalou uma falta com segundo cartão amarelo para Valdir, volante da equipe que estava à frente do placar. Com a punição, o jogador levou também o cartão azul e teria que depois de dois minutos fora, ser substituído por outro. 

Revoltados com a marcação do árbitro, vários atletas partiram para a reclamação e em determinado momento, incentivados por dois de seus principais jogadores, tentaram sair de campo. A atitude surpreendeu a todos que estavam assistindo ao jogo, pois isto não é normal e nunca foi visto numa final em Presidente Venceslau. 

Depois de muita conversa e da resistência de um atleta em ficar para o jogo, os outros voltaram e cumpriram toda a partida mantendo o placar e se tornando campeões. 

Presença do prefeito e vice
Apesar da confusão, os dois técnicos da partida, Túlio e Adilson Ferreira elogiaram o campeonato. No final do jogo, os atletas se abraçaram, num tipo de confraternização. O espetáculo de ego dos atletas revoltados ficou em segundo plano. Não dava para banalizar um momento tão bonito de homenagem de um personagem como o Célio Costa e nem as presenças do prefeito Jorge Duran, do vice, Osvaldo Melo, do pessoal da SERT e do excelente público. 

Repensar o comportamento
Sempre ouvi esta frase. "Quem fala demais dá bom dia a cavalo". Nunca dei importância a mesma pelo simples fato de que também sou uma pessoa que fala muito e isso me incomoda, às vezes tento ser comedido, mas quando vejo já falei demais. Agora aprendi que esta frase tem efeito para muitos casos. O jogador que fala muito, só fala muito, pois jogar mesmo ficou para o tímido, que fala pouco e resolveu o jogo com dois gols.

O que fala demais, não deu só bom dia a cavalo, mas também pode se utilizar de outra despedida tradicional, que também cabe à frase, quando depois de instigar o seu time a sair de campo, pegou uma mochilinha, colocou nas costas, e o mínimo que poderia ter feito era se despedir com um "boa noite".

Não o fez, pois seus colegas voltaram ao jogo, e mesmo com seus gritos desesperados à beira do campo, souberam se defender e como homens, mantiveram a postura de disputar o campeonato até o final, respeitando todos que estavam ali assistindo.

Repensar o comportamento é algo bom. Isto faz parte da percepção, e pode melhorar o convívio diário, a ansiedade e a qualidade de vida. Tem gente que fala, fala, fala e não diz nada. Mesmo que tenha alguma conquista importante, só vai ser lembrado porque fala demais.

Grandes jogadores do passado de Presidente Venceslau, não precisaram falar tanto para terem seus nomes lembrados, até hoje, em rodinhas de bate-papo de futebol e muito menos jogar para cima de árbitros os seus possíveis fracassos em campo.  

Arbitragem
O jogo foi bom, emocionante. O goleiro Postigo e o atleta Giovani, ambos da Viapav Hiperpasto Second, foram os melhores em campo. A arbitragem não errou, usou critérios iguais para faltas idênticas, com punição mais dura para quem já estava em situação de risco com cartão amarelo anterior. Parabéns ao Paulo Melo pela seriedade com que conduziu o campeonato e à SERT pelo apoio ao evento. Foi uma homenagem e tanto ao grande e inesquecível amigo Celião.

5 comentários:

Anônimo disse...

Toninho só uma pergunta, O prefeito, vice prefeito, secretario de esportes, aquele vereador e um tal coordenador de esportes jogavam no time da viapav?
Engraçado quando se faz uma foto para que fique de recordação ou que a mesma va para a imprensa, acho que esta deveria ir somente com componentes da equipe.
Isso da conotação politica, lembre-se disso.

Anônimo disse...

Parabéns ao time, eu ja sabia que seriam campeões... e o goleiro Postigo foi quem salvou o time com grandes defensas, parabéns Postigo...

Anônimo disse...

Amigo comentarista das 08:53 hrs. Quem estava lá com certeza presenciou qdo os atletas do time fizeram questão de chamar as pessoas para a fotografia. Só isso. Guarde o seu recalque ok

Anônimo disse...

Parabéns pelo campeonato, movimenta a cidade, mais em relação a certo atleta que deveria ser exemplo para os mais jovens por tudo que ja fez jogando profissional, É que o futebol passa... mas os homens de verdade são para a vida toda.

Kaique Cebola !

Nei da P1 disse...

Toninho parabens pelas palavras, evento maravilhoso , grande homenagem ao nosso amigo celiao, pessoas deveriam saber respeitar o trabalho e a presença de vários amantes do esporte vencesauense.Sera que sabe o que significa a palavra Espírito Esportivo?