segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Ligações clandestinas

Região
ENERGIA FURTADA
Portal Prudentino

Na região de Presidente Prudente, 7,85% da energia distribuída para 24 municípios é furtada através de ligações clandestinas: os chamados "gatos". Para evitar a tal prática, a Energisa promete realizar uma vistoria nos medidores residenciais e comerciais.

A ação teve início nesta segunda-feira (21), com técnicos da empresa vistoriando os medidores das unidades consumidoras de seus clientes.
O objetivo é identificar a existência de furtos e recuperar a energia extraviada no período da irregularidade. “De toda a energia distribuída pela empresa, 7,85% são perdidas e parte desta é inevitável, pois também compreendem as chamadas perdas técnicas, que é a energia dissipada com o calor pelos fios”, explica o gerente do Departamento de Gestão de Perdas, Luciano Lima

“As perdas não-técnicas ou comerciais conhecidas como gatos, prejudicam todos nós, pois o valor desviado acaba sendo pago por todos os consumidores de energia. As pessoas devem coibir essa prática, pois é o mesmo que sonegar imposto”, ressalta.

Outra característica da medida contra as perdas é o aspecto preventivo. "Pois na inspeção do medidor são identificados e reparados problemas que evitam acidentes. A empresa quer ajudar o cliente a se regularizar para sua própria segurança", conclui.

Segundo dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, do total de 352 acidentados com energia elétrica, a ligação clandestina ou furto de energia resultou em 45 acidentes em 2014.

Serviço
Denúncias de fraude e furto de energia podem ser feitas em sigilo pelo telefone: 0800 70 10 326.
_____________________________________________________

Venceslau Cobranças

Nenhum comentário: