quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Transporte gratuito para a faculdade


Presidente Venceslau
REIVINDICAÇÃO DE TRANSPORTE GRATUITO
Plantão/Blog do Toninho

Está na internet, o abaixo-assinado promovido pelo jovem Marcos Cardoso de Presidente Venceslau, que reivindica a implantação de pelo menos um ônibus para transporte gratuito de universitários até Presidente Prudente, ou cidades como Dracena e Presidente Epitácio. 

O argumento de Marcos Cardoso, é de que muitas famílias têm estudantes na área universitária, sem o suporte financeiro para o transporte diário. Pretende conseguir cerca de 10% referentes ao número de habitantes da cidade, para que a proposta ganhe peso político e seja votada e aprovada pela Câmara. 

Cardoso, comenta que a educação é um direito constitucional, e o transporte para tanto faz parte do conjunto, como, por exemplo, o feito na cidade para transportar os alunos da rede de ensino. "Não estamos fora da realidade, porque trata-se também de um incentivo para os alunos mais carentes passarem pelo curso superior". Os interessados devem entrar e assinar. O link é; //secure.avaaz.org/po/petition/Presidente_da_camara_municipal_de_Presidente_Venceslau_Transporte_universitario_intermunicipal_gratuito/edit  

27 comentários:

Anônimo disse...

No meu tempo não tinha nada disso e o povo se virava do mesmo jeito, agora quer td mundo mamar na teta do governo, vao trabalhar que vcs ganham mais...

Anônimo disse...

É salutar a luta deste jovem, porem a iniciativa não encontra base jurídica legal, pois em sendo projeto de lei a ser proposto no legislativo a lei vedara uma vez que o legislativo não pode propor lei que aumente a despesa, isto é competência do executivo. Ademais se um tem direito os outros também terão; será impossível ao executivo venceslauense custear tudo isto. Quanto a obrigatoriedade da educação, a lei é bem clara que o estado compreendido entre os três entes são responsáveis sim até o ensino médio exclui-se aí o ensino universitário.

Anônimo disse...

Ja que em Venceslau nao tem faculdade, ou seja, FACULDADE, que a prefeitura forneça, ao menos, o transporte, afinal, onibus de transporte escolar existem.

SANDRO SARTI (mila) disse...

MEUS PARABÉNS PELA SUA ATITUDE ,EU ACHO QUE VAI VOÇE VAI CONSEGUIR ! PORQUE TEMOS ÓTIMOS VEREADORES E O MAIS IMPORTANTE UM GRANDE PREFEITO ! E AQUI NÃO EXISTE PANELA ENTRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO .PISSSSSIIIUUUU FICA TISTE EU ESTAVA BRINCANDO !

Anônimo disse...

Não dá

Anônimo disse...

Pra ir para a Faive eles dao onibus de gratis...
e para os jovens estudar nao!!! Inversao de valores?

Anônimo disse...

Acho justo para pessoas carentes... Porem provavel que nao consiga.

Anônimo disse...

Será q dá tanto gasto assim? É só acabar com a farra dos motoristas irem almoçar com os ônibus e buscar as esposas no serviço, q já economiza bastante!

Anônimo disse...

Nossa Anônimo das 17:43, vc conseguiu estudar? Pq ignorante do jeito que é não serviu pra nada seu estudo. É obrigação do município fornecer, mas não fornece devido a empresar particulares que transportam os alunos ficarem contra a medidas que esse jovem tomou e dessa forma indiretamente impedir que a prefeitura forneça ônibus. Você esta completamente certo, parabéns pela atitude e tem o apoio de grande parte da população!

Anônimo disse...

Eeee chororo da oposição que não acaba nunca....

Anônimo disse...

AMIGO, DESDE JA ,PODE CONTAR COM O APOIO DA VEREADORA CARLA ZIPER, RECOLHA AS ASSINATURAS, E O RESTO PODE CONFIAR ,POIS ELA ESTA FAZENDO UM GRANDE TRABALHO, E SEU PROJETO VAI SER COLOCADO PARA SER VOTADO,,,,,,

Anônimo disse...

Caro estudante não acredite no apoio de politico,o poder público provavelmente não tem verbas, lute não desista de seu sonho.

Anônimo disse...

Quando fiz faculdade juntamos 35 alunos e compramos um ônibus cotizado.
Trabalhava e pagava menus estudos, usei minha economias para comprar minha cota, existia dois ônibus nessa modalidade.
Façam o mesmo e não queiram mamar na teta da prefeitura.
E mais, o vereador Tufy já tentou isso é desistiu, não há embasamento legal. Acorda garoto e vá trabalhar e pagar seu transporte.

Anônimo disse...

Menos gente,bem menos..Onde está no código Municipal de que a Prefeitura tem por obrigação em ceder ônibus para Faculdades???Ou estou fora do ar..Pense nisso Senhores Vereadores e até mesmo Advogados Vereadores...Em relaçâo a faive vai quem quer e pode ..Fica a dica...

Anônimo disse...

Realmente antigamente muitas pessoas ralaram por isso. E isso não quer dizer q não ralamos por isso, só quem realmente quer ser um bom profissional, ter um bom futuro sabe como é difícil e os gastos que tem. Porque muitas das vezes eu e colegas pega varias circulares lotadas, pra estar em um estagio, uma aula a tarde, seja o que for, uma ajuda seria muito bem vinda. Cidades vizinhas tem ajuda com isso, porque não podemos ter também, é direito sim! No dia e governo em que vivemos nada ta fácil

Anônimo disse...

Parabéns pela sua atitude pode contar com muitas pessoas o apoiando nessa luta. Acredito que ao menos um ônibus deveria ter pra alunos comprovadamente carentes.

Anônimo disse...

Atitude e a intenção são otimas mais isso nunca ira acontecer..Ate parece q a prefeitura irá ao menos dar um percentual para custear o valor pago mensalmente as inúmeras opções de onibus que existe na cidade para as faculdades de prudente, acredito que seja pelo o menos 12 onibus que saem no período noturno..Com os alunos pagando entre 180 a 195 reais depende de quem o aluno ira contratar..E tem muitos se nao todos donos de onibus que reclamam que esse valor ainda é pouco para custear seus gastos.
Venceslau é uma das poucas cidades que não viabiliza transporte gratuito ou participalmente um valor pra auxiliar esse valor cobrado.

Anônimo disse...

NOSSA QUE QUADRO LINDO UMA OBRA MARAVILHOSA BOM GOSTO.

Robson disse...


Cursei técnico no SENAC gratuito , por não ter dinheiro para pagar este absurdo me mudei para presidente prudente .
Hoje curso a Faculdade publica tecnológica (Fatec) também gratuito , se acidade não tem infraestrutura para ter FACUDADES
e uma obrigação disponibilizar o veiculo de transporte por Direito .
Exemplo : Todas as cidades do Oeste Paulista disponibilizam os ônibus para transporte .
Porque somente “P .Venceslau” que não ? será um comercio ? .
E obvio que sim , Cardoso meus Parabéns pela atitude .

Luta não vai ser fácil .

Anônimo disse...

faz um tempo vi uma revindicação de um vereador que solicitava onibus para "FAMILIAS DE PRESOS" irem visitar os mesmos em outras cidades, porem pra os nossos filhos que estao na vida buscando a correria certa, nao vejo nenhum incentivo, por favor minha gente!!!!

Anônimo disse...

Juridicamente impossivel mandar pra camara não tem competencia pra um projeto deste tipo.

Anônimo disse...

Anota ai e passa para os vereadores que o apoiam já que muitos não tem nenhuma noção: NÃO EXISTE OBRIGAÇÃO LEGAL DE SE FAZER O TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO.
OS ÔNIBUS ADQUIRIDOS SÃO COM RECURSOS DA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO FNDE.
O TRANSPORTE URBANO E RURAL DO FUNDAMENTAL É MÉDIO É OBRIGATÓRIO.
DOS UNIVERSITÁRIOS NÃO.

Anônimo disse...

Ele esta certo de pedir transporte gratuito ele paga impostos é para isso que serve.

Anônimo disse...

QUANDO UM DIREITO FUNDAMENTAL É LIMITADO, É DEVER DO LEGISLATIVO REAVALIAR! MUDANÇA E PROGRESSO NA MAIORIA DAS VEZES NÃO TINHAM BASE JURÍDICA, APOIO POLITICO OU QUALQUER SUSTENTAÇÃO PARA SEGUIR EM FRENTE! UNICA BASE PARA AVANÇAR E SEGUIR COM CONQUISTAS PARTIR DO POVO.

Anônimo disse...

Vai chegar um dia que o prefeito vai ter que fazer a prova para os universitários. Pode escrever. Que absurdo, garoto. Vai estudar um pouco mais para compreender que você não tem direito para ter onibus de graça para faculdade.

Anônimo disse...

AGORA EU SEI O QUANTO TONINHO MORÉ SOFRE NA MAIORIA DAS VEZES POR DIVULGAR ALGO OU SUA PRÓPRIA OPINIÃO!
E REPETINDO "UM DEVER FUNDAMENTAL QUANDO LIMITADO! ELE DEVE SER REAVALIADO"
AOS OPOSITORES A MINHA IDEIA OU QUE ACHAM OPORTUNA, FAÇAM ALGO!
DESDE JÁ, AGRADEÇO AOS APOIADORES E MAIS AINDA AS CRITICAS!



PS: BRASILEIROS NA MAIORIA DAS VEZES MERECEM OQUE RECEBEM!

ATT: MARCOS CARDOSO

Anônimo disse...

LEI Nº 12.816, DE 5 DE JUNHO DE 2013.
Art. 5o A União, por intermédio do Ministério da Educação, apoiará os sistemas públicos de educação básica dos Estados, Distrito Federal e Municípios na aquisição de veículos para transporte de estudantes, na forma do regulamento.
Parágrafo único. Desde que não haja prejuízo às finalidades do apoio concedido pela União, os veículos, além do uso na área rural, poderão ser utilizados para o transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior, conforme regulamentação a ser expedida pelos Estados, Distrito Federal e Municípios.
Art. 6o Os registros de preços realizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação poderão ser utilizados pelos Estados, Distrito Federal e Municípios para aquisição de bens e contratação dos serviços necessários à execução das ações e projetos educacionais, inclusive quando empregados recursos próprios.