segunda-feira, 27 de julho de 2015

Sebrae

Lançamento
CARTILHA PARA AJUDAR EMPRESÁRIOS A ENFRENTAR A CRISE
Assessoria

Com informações valiosas para aqueles que precisam superar o momento bicudo pelo qual atravessa a economia brasileira, o Sebrae-SP acaba de lançar a cartilha “Alavanque sua empresa em termos de turbulência”. Elaborada por especialistas, ela traz orientações para ajudar o empreendedor a escolher a melhor estratégia para enfrentar a crise e reduzir custos sem perder qualidade, exemplificando quais pontos devem ser levados em consideração para o empresário melhorar a situação do seu negócio.

“É o momento de melhorar a capacidade de gerir a empresa, administrar melhor, controlar quanto custa o produto e melhorar o serviço. Quem está no controle precisa ter senso de oportunidade e visão. Afinal, é quem vai apontar o rumo a ser tomado, agindo como verdadeiro empresário e não como dono do negócio apenas”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.

De acordo com os especialistas que elaboraram o conteúdo, a falta de dinheiro na empresa pode ser resultado de várias ações equivocadas como excesso de compras, venda de produtos a preços que não cobrem os gastos e retirada dos sócios acima daquilo que a empresa pode pagar, por exemplo. Essas e outas dúvidas podem ser esclarecidas por meio de uma rotina capaz de diagnosticar as razões. “Existem controles – como de caixa e bancos, contas a pagar, a receber e controle de estoque – que ajudam no acompanhamento da movimentação financeira da empresa”, destaca o diretor-superintendente.

A cartilha ainda ensina o empresário o que deve ser considerado na renegociação com fornecedores, dívidas com bancos, compromissos de curto prazo que devem ser priorizados e também quando recorrer a empréstimos bancários para retomar os negócios. Nessa hora, por exemplo, é importante mostrar aos credores que sua empresa ainda é viável, demonstrando frieza sem ser intransigente.
___________________________________________________

SanduBão

Nenhum comentário: