segunda-feira, 27 de julho de 2015

Porcentual do Selc

Economia
MERCADO FINANCEIRO PREVÊ ALTA DE 0,5 PONTO
Agência Brasil

Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) estimam que a taxa básica de juros, a Selic, seja elevada em 0,5 ponto percentual em julho. A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que define a taxa, está marcada para amanhã (28) e quarta-feira (29). Atualmente, a Selic está em 13,75% ao ano, após passar por seis altas seguidas.

Depois da reunião deste mês, as instituições financeiras não esperam por mais aumento da taxa Selic. Com isso, a taxa deve fechar o ano em 14,25%. A previsão da semana passada era que a Selic encerraria 2015 em 14,5% ao ano.

A taxa é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o BC contém o excesso de demanda que pressiona os preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando reduz os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas alivia o controle sobre a inflação.
___________________________________________________

Temakeria

Nenhum comentário: