quarta-feira, 24 de junho de 2015

Venceslauense é Tema de TCC

Foto: Portal Facopp
Jornalismo
SERTANISTA HÉLIO SEREJO É TEMA DE TCC DE JORNALISMO DA UNOESTE
Portal Facopp

A noite de apresentações dos TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso) do 8º termo de Jornalismo começou com os alunos Diogo Garcia Barbedo, Jonas de Souza e Mariana Gonçalves Garcia, no auditório Carvalho, ontem (16/06).

O orientador Homéro Ferreira compôs a banca juntamente com as professoras Thaisa Bacco e Giselle Tomé.

O trabalho intitulado "Hélio Serejo, homem das letras: uma análise sobre sua prática de jornalismo opinativo e suas contribuições socioculturais para registro num rádiodocumentário”, contou a história do escritor e jornalista Hélio Serejo, natural do Mato Grosso do Sul que morou durante 50 anos em Presidente Venceslau.

Ao trabalhar em diversos jornais, Hélio desenvolveu um texto opinativo, no qual informava a população sobre os acontecimentos, ao mesmo tempo em que transmitia a sua opinião.

O TCC visou descobrir de qual forma os textos jornalísticos afetaram a sociedade e quais contribuições ideológicas deixaram. Por meio de pesquisas qualitativas com delineamento exploratório, foram realizadas entrevistas semiabertas com personagens que conheceram e conviveram com Hélio.

A recuperação histórica dos 95 anos de vida de Hélio Serejo teve foco especial em suas produções jornalísticas. Segundo os alunos, ele trazia informação para a população da cidade de uma maneira simples.

As maiores dificuldades apontadas pelo grupo se concentraram na hora de encontrar pessoas que tivessem convivido com o personagem principal. “Tivemos também problemas na elaboração do trabalho. O dono do Jornal Integração de Presidente Venceslau ainda tem os primeiros exemplares impressos com textos do Hélio e para analisá-los eu precisei ficar o tempo todo lá, pois não podíamos levar para outro lugar”, conta Diogo Garcia.

Todo o trabalho resultou em um rádiodocumentário denominado "Hélio Serejo: o homem das letras”, do qual o grupo exibiu um trecho para a banca e os demais presentes.

Thaisa apontou as dificuldades do grupo em atender aos pedidos da banca avaliadora quanto à formatação do projeto final e a linguagem. "Nós estamos aqui para ajudar, temos uma responsabilidade muito grande na formação de vocês."

Nas considerações finais, Homéro comentou sobre o valor documental do trabalho. “Vocês de alguma forma trouxeram essa figura riquíssima que é o Hélio Serejo.”

Ao final, a banca teve 10 minutos para definição de notas que dependem de vários critérios como relevância social e aderência jornalística, já previstos no regulamento do TCC. “O mais difícil é nós tentarmos chegar o mais próximo possível da justiça para ver realmente quanto aquele trabalho merece”, explica Thaisa.

E esses 10 minutos se tornaram longos para o grupo que esperou do lado de fora do auditório. “Nós nunca sabemos o que vai acontecer e ficamos pensando que não vai dar certo ou que não vamos passar. É uma tensão imensa, não sei se quero passar por isso de novo”, brinca Jonas.

Toda a tensão se transformou em alegria na aprovação anunciada pela professora e presidente da banca Thaisa Bacco.
_____________________________________________________

W.E.M Gesso & Decorações

Um comentário:

Julye disse...

Um tema amplo, mesmo se tratando de única pessoa. Hélio Serejo tem um vasto currículo, muitas histórias para serem contadas. Escritor, contista, folclorista, poeta, pai de família, idealizador da ponte que liga os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, patrono da AVL...
Homem das Letras!
Parabéns aos novos jornalistas pelo tema escolhido e pelo título enfim recebido! Sucesso a vcs!
(Diogo Barbedo, sou sua fã! Sucesso, garoto!)