sexta-feira, 5 de junho de 2015

Inédito

Presidente Prudente
CIRURGIA INÉDITA NO OESTE PAULISTA PELO SUS
Ifronteira

Com uma técnica considerada pela classe médica como um “divisor de águas”, foi realizada na manhã desta quinta-feira (4), na Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente, uma cirurgia a laser para o tratamento da fístula anal. O procedimento é inédito no Oeste Paulista e foi feito, através do Sistema Único de Saúde (SUS), por um especialista que atua em São Paulo (SP), mas que é prudentino.

Com um aparelho alemão, a cirurgia foi comandada pelo gastroenterologista e proctologista Carlos Mateus Rotta, que atua em São Paulo (SP) e veio a Presidente Prudente, sua cidade natal, exclusivamente para realizar o procedimento juntamente com o gastroenterologista e proctologista Alexandre da Silva Campos, que atua na Santa Casa de Presidente Prudente.

De acordo com Rotta, o procedimento a laser para o tratamento deste tipo de doença promove uma recuperação mais rápida ao paciente e mais segura.

“O mesmo tratamento é feito há mais de 40 anos, mas hoje, com o advento dos novos tipos de laser, o procedimento é por dentro da fístula e não se mexe em mais nenhuma parte. O desconforto é mínimo, porque somente trabalhamos dentro da fístula. Normalmente no segundo ou no terceiro dia da cirurgia o paciente volta ao trabalho e em até dois meses o local já está cicatrizado”, ressaltou Rotta ao iFronteira.

Ainda de acordo com Rotta, pelo método convencional, o paciente pode ter consequências que afetam, principalmente, a rotina social. “No procedimento convencional,

dependendo do tamanho da fístula, às vezes se necessita de duas cirurgias para resolver o problema e sempre se mexe em um pouco do músculo. Isso pode levar a problemas sérios como incontinência, ou seja, você não consegue mais segurar as fezes. Com esse procedimento, a lesão no músculo é praticamente zero”, explicou Rotta ao iFronteira.
_________________________________________________

Sol de Verão

Nenhum comentário: