CIRURGIA INÉDITA NO OESTE PAULISTA PELO SUS
Ifronteira
Com uma técnica considerada pela classe médica como um “divisor de águas”, foi realizada na manhã desta quinta-feira (4), na Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente, uma cirurgia a laser para o tratamento da fístula anal. O procedimento é inédito no Oeste Paulista e foi feito, através do Sistema Único de Saúde (SUS), por um especialista que atua em São Paulo (SP), mas que é prudentino.
Com um aparelho alemão, a cirurgia foi comandada pelo gastroenterologista e proctologista Carlos Mateus Rotta, que atua em São Paulo (SP) e veio a Presidente Prudente, sua cidade natal, exclusivamente para realizar o procedimento juntamente com o gastroenterologista e proctologista Alexandre da Silva Campos, que atua na Santa Casa de Presidente Prudente.
De acordo com Rotta, o procedimento a laser para o tratamento deste tipo de doença promove uma recuperação mais rápida ao paciente e mais segura.
“O mesmo tratamento é feito há mais de 40 anos, mas hoje, com o advento dos novos tipos de laser, o procedimento é por dentro da fístula e não se mexe em mais nenhuma parte. O desconforto é mínimo, porque somente trabalhamos dentro da fístula. Normalmente no segundo ou no terceiro dia da cirurgia o paciente volta ao trabalho e em até dois meses o local já está cicatrizado”, ressaltou Rotta ao iFronteira.
Ainda de acordo com Rotta, pelo método convencional, o paciente pode ter consequências que afetam, principalmente, a rotina social. “No procedimento convencional,
dependendo do tamanho da fístula, às vezes se necessita de duas cirurgias para resolver o problema e sempre se mexe em um pouco do músculo. Isso pode levar a problemas sérios como incontinência, ou seja, você não consegue mais segurar as fezes. Com esse procedimento, a lesão no músculo é praticamente zero”, explicou Rotta ao iFronteira.
_________________________________________________
Sol de Verão
Nenhum comentário:
Postar um comentário