Pão de queijo sem glúten e sem lactose, cenoura, pepino, mamão, melancia, melão e banana (Foto: Evelyne Ofugi/VC no G1) |
DICAS DE COMIDAS SAUDÁVEIS PARA A LANCHEIRA DO SEU FILHO
Bem Estar
Frutas cortadas em formato de bichinhos, pães de queijo sem glúten nem lactose e até brócolis e couve-flor agora fazem parte das lancheiras das crianças. No momento em que leis municipais e estaduais vêm restringindo a venda de refrigerantes e comidas gordurosas nas cantinas escolares, as famílias também começam a se preocupar com o lanche que as crianças levam de casa.
Veja, abaixo, algumas dicas que podem ajudar os pais a prepararem um lanche saudável:
1- Três itens são suficientes
A primeira coisa que os pais devem observar, segundo Priscila, é a quantidade. "A lancheira é um lanche intermediário, não é uma refeição grande. Não precisa enviar mais do que três itens", diz a nutricionista.
Também não vale colocar várias opções para a própria criança escolher na hora o que quer comer. "A criança se perde com muita escolha e, quanto menor a idade, menor a capacidade de escolher."
2 - Fruta é o melhor 'fast food'
A fruta é um item obrigatório na lancheira. "Para lanches intermediários, a fruta é o melhor fast food que existe. É perfeita para mandar na lancheira.", diz Priscila. Pode ser inteira, com casca, ou já cortada. Neste caso, acrescenta-se algumas gotinhas de limão para evitar que ela fique escurecida.
3 - Suco não é obrigatório
Não é necessário enviar uma bebida na lancheira, segundo Priscila. Isso porque a água disponível na escola já é uma boa opção para hidratar a criança.
Se optar pelo suco, não exagere na quantidade. A criança não precisa consumir mais do que 200 ml por dia de suco, segundo a nutricionista. O suco natural é o mais indicado, mas existem opções de caixinha que não têm adição de açúcar e conservantes.
4 - Evite as 'calorias vazias'
Alimentos com grande quantidade de açúcar geralmente têm menos nutrientes. Priscila chama esses produtos, como balas, pirulitos e chocolates, de “calorias vazias”, pois são calóricos sem oferecer nutrientes. É melhor evitá-los.
5 - Criança pode se envolver
Priscila observa que a criança pode ser convidada, desde pequena, a ajudar no preparo do lanche. Ela pode escolher, por exemplo, qual fruta quer comer aquele dia, dentro das opções disponíveis. "A criança tem que ter autonomia sobre o que come e ser incentivada a escolher e preparar o que come para se tornar um adulto que consuma conscientemente."
_____________________________________________________
Eletro Força Materiais Elétricos
Nenhum comentário:
Postar um comentário