sexta-feira, 17 de abril de 2015

Domingo

FESTA DE SANTO EXPEDITO
Ifronteira

A Festa de Santo Expedito deve reunir cerca de 50 mil pessoas nesse domingo (19). O evento que homenageia o padroeiro do município é tradicional e atrai pessoas de diversas partes dos Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul e até do Uruguai.

De acordo com o padre Umberto Laércio, os preparativos para a festa já começaram e a estrutura para o show está sendo montada. “Neste ano, o diferencial é o show com o padre Alessandro Campos. Então, está tudo sendo muito bem preparado, conforme as normas, para receber bem os romeiros”, explicou.

Ele ainda afirmou que a renda da festa será usada para cobrir as despesas e o restante será revertido para a construção do santuário em homenagem ao padroeiro na cidade. “A obra já está na altura do segundo piso e ainda vai levar mais ou menos uns cincos anos para concluir a construção”, ressaltou o padre ao iFronteira.

A festa

De acordo com a programação, desde o dia 10, até esse sábado (18) está sendo realizada a novena. No domingo, Dia de Santo Expedito, a programação da festa tem início às 10h, com a missa de ação de graças ao aniversário de 57 anos do município, na Praça Matriz. Às 11h30 terá cavalgada. “São esperados mil participantes, entre cavaleiros e amazonas”, disse o padre.

Depois, às 14h, é a vez do show com Osmar Veronezi. Na sequência, haverá missa em louvor a Santo Expedito, também na Praça Matriz. No mesmo local, às 19h, a última missa do dia será celebrada.

Para fechar o dia, está programado o show com o padre Alessandro Campos, conhecido como "Padre Sertanejo". A apresentação será às 20h, no Santuário Diocesano de Santo Expedito. Os convites já estão à venda por R$ 20. Os locais de venda e mais informações podem ser obtidos no site da paróquia e pelo telefone (18) 3267-1177.

No feriado de 21 de abril, Dia de Tiradentes, a programação terá continuidade. Às 10h, tem a santa missa, na Igreja Matriz. Já às 15h há a santa missa de encerramento das festividades.

Santo Expedito

De acordo com o site do santuário, Santo Expedito foi um saldado, morto como "mártir da fé, decapitado pela espada, após ter sido flagelado, no dia 19 de abril de 303, durante a perseguição aos cristãos no tempo do imperador Diocleciano".

“No momento da sua conversão, ele apreendeu um corvo, simbolizando o espírito do mal, dizendo-lhe: ‘cras... cras’, que em latim que dizer: ‘amanhã... amanhã’. Santo Expedito agiu energicamente e esmagou o corvo com o pé direito e esbravejou: ‘hodie... hodie’, que significa: ‘hoje... hoje’”.

Ainda segundo a página, mostrou, com isso, que não se deve deixar para amanhã “as obrigações de cidadãos e de cristãos”, uma vez que só há o “hoje e o momento presente”.

“Por esse motivo, Santo Expedito ficou conhecido e invocado como o santo que resolve os problemas com rapidez, ou o santo da última hora; além de ser o santo protetor dos militares, dos jovens, dos estudantes, dos viajantes, dos enfermos e tantos outros que invocam e pedem a sua intercessão junto a Jesus Cristo”.
____________________________________________________

Casa Timóteo

Nenhum comentário: