terça-feira, 24 de março de 2015

Tribuna Livre

Presidente Venceslau
EDITORIAL DO TRIBUNA LIVRE
Muito bom, editado e publicado na hora certa este excelente texto que aparece no quadro de opinião de hoje do jornal Tribuna Livre de Presidente Venceslau. Aborda o tema Trânsito e a questão do pátio de veículos, que a cada dia que passa se mostra mais necessário. O Tribuna Livre tem como responsável pela linha editorial o jornalista Jamil Tannous. Leiam com atenção.

Trânsito de Venceslau, o que fazer?
Nas últimas décadas, Presidente Venceslau se notabilizou por apresentar elevado índice de veículos em relação ao número de habitantes. Se por um lado este fato representou e representa um dado pujante da economia no município, por outro trouxe e traz dissabores por conta de não haver planejamento e ações das autoridades para aumentar a segurança em nossas vias urbanas.

A facilidade para aquisição de veículo, seja carro ou motocicleta, foi assegurada com a estabilidade da moeda após o advento do Plano Real. Os financiamentos a juros módicos, a grande oferta de marcas e modelos e, principalmente, o aumento da classe média, permitiram o crescimento acentuado da frota de veículos em todo o país. Isto é fato.

No entanto, as nossas estradas e principalmente as vias urbanas continuam capengas e sem segurança. Soma-se a este fator a falta de políticas mais acentuadas de educação no trânsito e conscientização dos motoristas para prática de direção defensiva.

Venceslau é um exemplo onde o elevado número de motocicletas e carros se contrapõe à falta de planejamento e maior fiscalização no trânsito. É comum assistir motocicletas sendo empinadas em frente a estabelecimentos de ensino, constatar contumaz transgressão das regras de trânsito, observar carros sem a mínima condição andando pelas ruas e verificar que há pouca fiscalização e tampouco ações educativas.

A extinção do pátio de veículos, mote da última campanha eleitoral, acabou se tornando um tiro do pé de quem comanda o município. A complacência das autoridades com o descumprimento das regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro tem produzido aumento dos acidentes, alguns deles com vítimas fatais.

Antes que novas vítimas tombem no asfalto, urge que as autoridades saiam do estado letárgico para ações efetivas que melhorem, sob todos os aspectos, a segurança no trânsito, com planejamento feito por especialistas, maior fiscalização, ação educativa e retomada do pátio de veículos.

21 comentários:

Paulo Roberto Garcia disse...

muito bem,falou e disse,expressa o que pensa a maioria da população de bem dessa cidade,com a palavra o Ministério Publico sobre a reativação ou não do pátio municipal.Na campanha passada Duran prometeu desativar o patio e cumpriu...até o próximo pleito,ao que tudo indica, ele terá que reativá-lo,mesmo sem prometer...

Anônimo disse...

Concordo que a reativação do patio para veiculos apreendidos seja necessaria, mas, é apenas uma das medidas entre muitas que deveriam ser tomadas pelo poder publico. Afinal nos 2 ultimos acidente com vitimas fatais o fator determinante não foi a irregularidade dos veiculos, mas sim a imprudencia. Portanto o ponto de partida seria maior fiscalização, surpreendendo motoristas bebados, drogados, não habilitados e com veiculos sem condiçoes de trafego.

Anônimo disse...

O pátio de recolhimento de veiculos deverá ser reativado? Sem dúvida nenhuma; veiculos deverão ser apreendidos por não apresentarem as mínimas condições de segurança e regularidade para transitarem nas vias públicas? Isso é ponto pacífico. Ruas e avenidas deverão ser melhores pavimentadas e sinalizadas? Com toda certeza. Porém, além da conscientização e punição de cidadãos condutores de veículos sem o mínimo de escrúpulos, deverão também ser conscientizados e devidamente preparados os agentes de trânsito responsáveis pela fiscalização no Município, diga-se, a Policia Militar, para que se evitem abusos, ou até mesmo desídia na fiscalização que deverá ser feita sem levar em consideração sobrenome, marca/modelo/ano do veiculo fiscalizado, classe social/econômica e principalmente, o fator amizade/ parentesco, questões essas que reputo de suma importância para que a fiscalização do trânsito no Municipio de Venceslau seja algo sério, efetivo e que dê resultado.

Anônimo disse...

Jamil virou o dono da verdade. Quantos acidentes aconteceram por culpa das administrações públicas municipais e estaduais??? Todos (100%, tiveram erros ou imprudências de algum dos condutores de veículos automotores. Concordo em campanhas educativas de esclarecimentos ao trânsito urbano. E os Governos municipal e estadual pecam por omissão.

Anônimo disse...

A MELHOR FORMA DE EVITAR ACIDENTES É A DIREÇÃO DEFENSIVA,PRINCIPALMENTE OS
MOTOCICLISTAS, QUE EM CASO DE ACIDENTES
SEMPRE VÃO LEVAR A PIOR, ELES NÃO DEVEM
SÓ SE PREOCUPAR SE ESTÃO CERTOS OU ERRADOS, E SIM TEREM ATENÇÃO REDOBRADA PRINCIPALMENTE EM CRUZAMENTOS ONDE A MAIORIA DOS ACIDENTES ACONTECEM.

Anônimo disse...

CRIAR UMA SECRETÁRIA DE TRÂNSITO jÁ. CONTRATAR AGENTES DE TRÂNSITO MUNICIPAL, PARA A DEVIDA FISCALIZAÇÃO DO TRÂNSITO .

FALEI!!! CIDADÃO CONSCIENTE!!!!!

Anônimo disse...

concordo plenamente pessoas do bem dirigem com cuidadoe nunca vai ter seu carro apreendido entao prefeito reative esse patio quem sabe assim as pessoas serao mais educadas no transito

Anônimo disse...

Retomada do pátio é ruim. rapazes desempregados atrasaram o pagamento do documento, sem emprego e com a moto presa não pagaram pensão para os filhos e foram presos. É assim mesmo senhor editor. rapazes que cuidavam de seus pais e foram presos pois eram mototaxista. Faça uma matéria sobre isso. Como ver sua ferramenta de trabalho ir para o pátio, ficar sem a única fonte de renda, não pagar a pensão do filho e da cadeia não pode acompanhar nem o enterro do pai. Isso aconteceu então o que serve para o senhor pode não servir para outro. primeiro cuidem de trazer empregos, cuidem do trânsito, cuidem de fazer algumas auditorias aí, mas chega de prejudicar sempre os mais pobres. E se o Prefeito ativar o Pátio ele não tem PALAVRA.

Anônimo disse...

É SIMPLES AQUI EM VENCESLAU, É SÓ APLICAR MULTAS PARA QUEM NÃO DA SETA QUANDO FOREM MUDAR DE MÃO DE DIREÇÃO, ASSIM METADE DOS ACIDENTES ACABARIA, SETA SE USA A 50 METROS ANTES DE MUDAR DE MÃO, MOTORISTAS DE VENCESLAU SO USAM A SETA QUANDO JA ESTÃO MUDANDO DE DIREÇÃO

Anônimo disse...

reativar o pátio não resolve o problema. pior cria outros.
o pátio só é bom para quem o administra.
tem que educar a população, quando falo população não é só o motorista, é também o pedestre, que também é imprudente, negligente, etc.

Anônimo disse...

Só vai para o pátio quem está irregular. Qualquer veículo irregular deve ir para o pátio. As leis devem servir para todos, ricos e pobres, brancos e negros. País justo é onde as leis servem para todos!

Anônimo disse...

Contratar mais gente pra trabalhar? Amigo tente ver as contas municipais. Não cabe mais servidores. Procure saber mais antes de sair falando. Dizer que tem que contratar mais gente é fácil, quero ver vc arrumar verba pra pagar pessoal! Descasca esse abacaxi ai SABICHÃO CONSCIENTE!

Anônimo disse...

Presidente Venceslau está um caos total, mas por falta é de educação e respeito ao próximo. Precisava é que todos os motoristas e pedestres fizessem cursos de boa educação ao trânsito e aos demais. Por que ninguém respeita, ninguém... essa é a verdade.
Mais semáforos também cairia bem, porque o número de acidentes nos locais onde colocaram, foi diminuido. Mas o melhor mesmo, é cada qual fazer a sua parte e respeito às pessoas.

Anne de Souza

Anônimo disse...

Esse jamil,é puxassaco do dono do pátio!meu era um absurdo danado o valor da diária sem o mínimo zelo pelos veículos ali estacionamento sem cobertura maior descaso!nota zero pra cortes dos certinhos,sera que vc anda mesmo preocupado com veículos irregular ou quer promover assunto levantar defunto pensa meu extintor em falta nas lojas e dinheiro pra comprar ai não tem e quando a fiscalização chegar pátio so didim do bolso do Venceslauense!do trabalhador honesto filho de polícia pode tudo e o resto fumo né seu jamil acorda pra vida e para de fazer política camarada?

Anônimo disse...

NA VERDADE TUDO REFLETE O QUE ESTA ACONTECENDO RETIRADA DO PATIO ;FALTA DE RESPEITO AS LEIS ;QUANDO TINHA O PATIO NAO SE VIA TANTA MOTO RONCANDO ALTO PELA CIDADE ISSO E FALTA DE EDUCACAO PRA QUEM S ACHA DONO DO MUNDO, NO CASO DE DOCUMENTACAO ATRASADA ACHO QUE NA LEIS DE TRANSITO ESTA ESCRITO QUE SE A PESSOA NAO TEM TRABALHO LHE DA O DIREITO DE ANDAR DE QUALQUER JEITO ATE PODE ACONTECER UM ACIDENTE E VAI RECORRER A QUEM NA MINHA OPINIAO ESSAS PESSOAS ANDA APROVEITANDO DE QUEM ANDA EM DIA COM AS OBRIGACOES ;;SE ABRIR ESPACO PRA UM; QUE VAI TER DE DESEMPREGADO E UMA FESTA SE EXISTE LEI E PRA SER CUMPRIDA TAMBEM SITO ESSAS BICICLETAS VOADORAS ENQUANTO NAO MORRE UM NAO VAO ORGANIZAR ISSO ;;DEVERIA SER OBRIGADO NAS ESCOLAS A PARTIR DO TERCEIRO COLEGIAL AULAS DE TRANSITOS 2 VEZES POR SEMANAS COM INSTRUTORES DE AUTOS ESCOLAS OU ATE MESMO POLICIA MILITAR E FAZER PARTE DA MATERIA ESCOLAR QUEM SABE MELHORARIA AS COISAS

Anônimo disse...

A verdade é que em todo acidente tem o fator imprudência envolvido.

Anônimo disse...

Eu acredito que quem não pode pagar os documentos para regularização de seus veículos devem andar a pé, ou mesmo diminuir a quantidade de bebida alcoólica que consome. Transito tem que tem respeito com o próximo e atenção.
Quando mexe no bolso do brasileiro é que entende como as coisas funcionam.

Anônimo disse...

Sei que não foi o caso da Patrícia, mas se os motociclistas obedecessemm mais as leis de trânsito, certamente teríamos menos acidentes.... ultrapassagens incorretas, não dão setas, alta velocidade, fecham os carros e se acham os donos do trânsito...simplesmente aparecem do nada!

Anônimo disse...

O DETRAN DEVERIA SER MAIS RIGOROSO NA HORA DE EXAMINAR OS MOTORISTAS, E NA REVALIDAÇÃO DA HABILITAÇÃO UM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA A NOVA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO. SUGESTÃO

Anônimo disse...

O problema do trânsito em Presidente Venceslau há anos, o uso do cachimbo deixa a boca torta. É uma questão de educação e inobservância. É impressionante o que temos que enfrentar, a maioria dos motoristas não acionam a seta, muitas vezes indicam para um lado e viram para outro, param repentinamente no meio da rua para bater papo. A volta do pátio é irrelevante. Falta conscientização, vamos dirigir com cuidado e segurança!

Anônimo disse...

Jornalistas, radialistas, locais, vocês não fala por mim. Eu não penso como vocês. Eu tenho 33 anos, desde os dezoito anos de idade com responsabilidade conquistei minha habilitação, dirijo com cuidado, nunca empinei moto, nunca sofri ou causei acidentes com ninguém... Não vai ser com ou sem pátio que os acidentes vão deixar de acontecer. A cidade cresceu sim, só na frota de veículos, porém, a conscientização de educação do transito não....Tô cansado de ver deselegâncias no trânsito, ninguém espera o outro sair do estacionamento do mercado, ninguém dá passagem para pedestres, e os pedestres que não esperam sua vez e na faixa para passar ?!!! É fácil culpar esse ou aquele, quando na verdade, se você se por no lugar de quem administra, verás a dificuldade enfrentada e não poder solucionar da forma que realmente queremos, porque não temos apoio da população, motoristas ou pedestres.
MÁRCIO APARECIDO - 27815612 - P.Venceslau.