CAMPANHA CARNAVAL 2015
Assessoria de Imprensa
A Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau, através da Secretaria da Saúde, lança a Campanha Carnaval 2015 #PartiuTeste. Essa Campanha será realizada entre os dias 09 e 13 de fevereiro, pelo Programa DST HIV/AIDS de Presidente Venceslau, e tem como finalidade orientar a população da importância de se prevenir, testar e tratar.
A população jovem deve se preocupar em prevenir-se contra o vírus da AIDS, usar camisinha, fazer o teste e, se este der positivo, começar o tratamento. Isso reforça o conceito de prevenção combinada “camisinha + teste + medicamento”. A mortalidade provocada pelo vírus da AIDS caiu 13% na última década no país, no entanto, entre a população jovem, os índices de contaminação pelo HIV ainda continuam crescendo.
Por essa razão, a campanha de prevenção do Ministério da Saúde para o carnaval deste ano é direcionada, sobretudo, ao público jovem, e tem como slogan a expressão “#partiuteste”. A estratégia foi adotada focada na prevenção combinada, que alia a importância do uso da camisinha, com a conscientização da população sobre a necessidade do indivíduo saber se foi contaminado e, desse modo, iniciar rapidamente o tratamento. Isso porque a maioria da população brasileira tem conhecimento de que a camisinha é melhor forma de prevenção à AIDS e as DST, apesar disso, 45% da população sexualmente ativa do País não usou preservativo em suas últimas relações sexuais casuais.
Há bastante tempo, vem se discutindo que o aumento dos casos de AIDS e DST pode estar relacionado a uma geração com mais liberdade sexual que a anterior. Houve um crescimento importante no número de pessoas com mais de 10 parceiros sexuais na vida”, diz o diretor do departamento de HIV/Aids do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita. Com base na pesquisa, o ministério lançou essa Campanha . Com a hashtag “#partiuteste”, o governo pretende atingir jovens de 15 a 25 anos com o objetivo de reforçar a prevenção, o teste e o tratamento da doença no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa foi uma maneira de fazer mobilização com uma linguagem próxima aos jovens. Várias iniciativas, utilizando mídias sociais, estão sendo desenvolvidas. Quem vê aparência não vai conseguir identificar se a outra pessoa da relação tem ou não o HIV.
Segue abaixo cronograma e locais para realização do teste:
09/02 – 8 às 11 horas – UBS Centro
13 às 16 horas – ESF Morada do Sol
10/02 – 8 às 11 horas – ESF Sumaré
13 às 16 horas – ESF Vicentina
11/02 - 8 às 11 horas – ESF Bonfim
13 às 16 horas – ESF Cecap
12/02 – 8 às 11 horas – ESF Vila Luiza
13 às 16 horas – ESF Eldorado
13/03 – 13 às 16 horas – Praça Nicolino Rondó
_____________________________________________________
Banco BMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário