quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Rio Santo Anastácio

Natureza
A DEGRADAÇÃO CONTINUA
Nos últimos anos ouvi falar demais sobre a recuperação do Rio Santo Anastácio. Hoje passei por lá, na Rodovia da Integração e de cima da ponte o nosso fotógrafo, Mauricio Barbosa, fez essas fotos do leito do rio. "Olhem o desespero do belo rio". O leito é de pura terra e a lâmina d'água não chega a 15 centímetros. Aos poucos o rio está sumindo e isto vem sendo alertado há muitos anos por ambientalista e gente que gosta da natureza. É uma pena presenciar este acontecimento. Donos de terra cortaram a mata ciliar até a margem do rio para colocar pastagens, em seguida vieram os plantios de cana, que também não deram bola para a recomposição da mata ciliar. Se os municípios e as autoridades não tomarem cuidado, esses rios, que são de grande importância para a região toda, vão secar, sendo tomados pelo assoreamento, como é visto nestas duas fotos. Todos falam em cuidar da natureza desde lá de cima, digo, governo federal, estadual e municipal, e até o próprios proprietários que ficam às margens, com o privilégio de ter um rio, mas não dão a mínima atenção a ele. 

Nota da redação
Tem gente que não nasce com nada, passa uma vida inteira sem receber um dote como herança. Outros mais privilegiados recebem riquezas onde passeiam corsas, veados, onças, tatus, tamanduás, cachoeiras e até rios caudalosos e nem se apercebem disso. 
_____________________________________________________

Kondor Confecções

2 comentários:

Anônimo disse...

Em que pese a responsabilidade de quem degradou ou não evitou a degradação, esta é a prova cabal de que os ambientalistas não se preocupam por nossa região (fazem apenas trabalhos maquiatórios) e agora vêm pedir o nosso voto!

Anônimo disse...

Querido! Ambientalista não é politico, e não fazemos trabalhos "maquiatórios"( 1° que maquiatorio não existe), mesmo sendo uma analogia, enfim você não soube expressar e ainda misturou assuntos..E depois as leis ambientais são muito amplas favorecendo o homem, afinal foi ele quem acabou com todos os recursos e esta se beneficiando nas leis. Os maiores beneficiados são os grandes fazendeiros os "ricos".