quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Resumo de notícias

* Extraído do jornal O Imparcial

Unidades de saúde
A Lei 13.021, que entra em vigor amanhã, transforma as farmácias e drogarias do país em unidades de assistência à saúde, alterando sua caracterização de estabelecimentos comerciais para locais de promoção do uso racional de medicamentos. Pela nova legislação, o proprietário não pode desautorizar o farmacêutico em momento algum.

A lei
A lei estimula a prescrição farmacêutica, norma técnica que completa um ano de adoção, pela qual o farmacêutico pode prescrever, após avaliação do paciente, medicamentos isentos de prescrição médica. As farmácias também poderão dispor, para atendimento imediato à população, de vacinas e soros que atendam o perfil epidemiológico da região demográfica. A lei ainda obriga a presença do farmacêutico durante todo o horário de funcionamento, além de garantir assistência farmacêutica no SUS.

Prima da dengue
Subiu para 16 o número de casos da febre chikungunya transmitidos dentro do Brasil este ano. Segundo a Agência Brasil, a febre, conhecida como a “prima da dengue”, também é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Os dois primeiros casos de transmissão autóctone – dentro do país – do vírus foram confirmados, há uma semana, pelo Ministério da Saúde. Ambos foram registrados no Amapá. De lá para cá, outros 14 casos foram registrados em Feira de Santana (BA).
_____________________________________________________

Fogão da Fazenda

Nenhum comentário: