terça-feira, 16 de setembro de 2014

Carta à redação

Presidente Venceslau
COMENTANDO
O jornalista Clóvis Moré enviou artigo ao Blog do Toninho onde fala sobre a atuação da Associação Venceslauense de Combate ao Câncer (AVCC) em Presidente Venceslau. Eis o material na íntegra:

AVCC - SÍMBOLO DE UNIÃO COMUNITÁRIA

Felizmente, fiquei surpreso e contente, com a visita que fiz à AVCC – Associação Venceslauense de Combate ao Câncer, no início da semana.
Não sabia, e muitos não sabem que a entidade, muito bem comandada pela sra. Elisa Tannus, está em um estágio avançado e que pode aumentar a sua atuação no combate ao câncer.
Desde que fui acometido pela doença, sinto dentro de mim, a necessidade de fazer algo que possa ajudar àqueles que têm notícia de que sofrem deste terrível mal.
Na hora em que é confirmado o diagnóstico, o doente entra em um estado emocional tão desesperador, que precisa de apoio em todos os sentidos.
A angústia, a tristeza, os pensamentos, a dor, as indagações íntimas, parecem fazer desabar o teto em nossas cabeças.
Este torpor pessoal, que leva ao desespero, tem que dar lugar a um fio de esperança, que surge em todos, na busca de um caminho que possa levar à esperança de uma cura ou um prolongamento da vida.
Neste momento é importante uma entidade comunitária como a AVCC – que deve ser a primeira porta, - na burocracia que antecede a qualquer tratamento médico – para que o portador do câncer seja orientado no que deve fazer.
Como “passageiro da agonia“ - experiência própria – tive a felicidade de ter esta orientação, graças ao amparo da família e dos amigos.
Agora, parcialmente refeito, sentia sempre em meu íntimo, que preciso fazer algo em favor de meu semelhante que como eu, passou por este drama.
Tenho este pensamento sempre a povoar minha mente.
Pensei várias opções. Fiz simulações. Procurei meios através de contatos e confesso que me senti impotente para chegar ao meu objetivo.
Deus em primeiro lugar e São Judas Tadeu, mostraram o caminho no convite da Elisa, para que visitasse a AVCC, e naquele prédio da Regente Feijó, pude constatar que corações bondosos, com a ajuda desta bendita comunidade de Presidente Venceslau, dotaram aquela entidade dos meios materiais necessários para este apoio aos que sofrem desta terrível doença.
Materialmente, não falta nada.
Se unirmos esforços e boa vontade em um trabalho dedicado e perseverante, vamos conseguir dar aos nossos “irmãos“ no primeiro momento uma orientação segura que pode salvar suas vidas e implantar em seus corações a esperança de que Deus é bom pai e mão abandona seus filhos.
Escrevo estas linhas para dizer que como “voluntário” vou fazer tudo que estiver ao meu alcance de “corpo e alma“ para ajudar a AVCC e que serei, juntamente com meu “xará” – Clovis Alencar – um elo de ligação da instituição com aqueles que podem ser ajudados.
Deus como bom pai, será o nosso guia – tenho a absoluta certeza.

Clóvis Moré
Jornalista aposentado

Um comentário:

valdeci marabá disse...

toninho, vendo o artigo do Clovis hoje no blog, não poderia deixar de fazer um comentário.Já a alguns anos venho fazendo meus exames de rotina, e no PSA começou a constar o indicio do aparecimento do referido cancer. Após orientação médica e realização da biópsia ficou confirmado a existência do mesmo,e como o Clóvis disse quando a gente recebe a confirmação da doença,o mundo parece que desaba em nossa cabeça, no dia que recebi a confirmação, em casa a tristeza e o choro foi geral (esposa, filhos, netos)e como a gente sempre procurou fazer só o bem o apoio da família neste momento esta sendo essenciale a quantidade de amigos que estão me confortando nestes dias, cada a sua maneira, também estão ajudando e muito nesta minha luta que esta começando, quando recebi a visita do meu médico em minha casa e ele viu sobre a minha mesa de anotações a capela de N. S. Aparecida, e o meu santo protetor Santo Expedito ele disse, confie em Deus pois eles vão te proteger. No próximo dia 18.09 estarei viajando até Jaú para ver o resultado do último exame realizado naquele hospital, para daí então poder marcar a data da cirurgia. Um abraço a todos e que Deus lhes proteja.