terça-feira, 12 de agosto de 2014

Prevenção


O segredo antienvelhecimento do álcool


Já dizia o provérbio alemão: “há mais bebedores de vinho idosos do que médicos idosos”. Isso me parece um tanto quanto provocativo, mas já começo a acreditar na afirmação. O consumo moderado de álcool mantém os telômeros, afirma um estudo científico recente. Saiba que são esses telomeros – pequenas tampas no final do seu DNA – que determinam por quanto tempo você vai viver.

Você sabia que:
  • beber de 12 a 35 gramas de álcool por dia reduz o risco de câncer em 65% para homens e 60% para mulheres?
  • beber um copo de cerveja reduz suas chances de doença cardíaca em 41%?
  • o consumo moderado de cerveja reduz o risco de derrame em mulheres em 20%?
  • homens que bebem de um a seis drinques por semana têm em média 20% menos risco de morte por todas as causas se comparados com individuos que não bebem?
Esses são somente três estudos dos muitos que têm provado que o consumo moderado de álcool ajuda a prevenir certas doenças, melhorar a saúde e estender a vida, o que nos leva a querer descobrir o porque.
Até recentemente tudo que tínhamos eram especulações. Porém, um novo estudo nos dá a ideia do que pode estar acontecendo. Os pesquisadores da Universidade de Tel Aviv têm expandido as pesquisas da doutora Elizabeth Blackbum, ganhadora do Prêmio Nobel por seu trabalho em telômeros, em 2009. Com isso, a equipe de pesquisadores de Tel Aviv expuseram os telômeros de células de levedura a 13 estressores ambientais diferentes. Eles mudaram a temperatura, o pH (mais ácido e mais alcalino) e expuseram as células a diferentes químicos e drogas. Dois desses estressores, facilmente encontrados na vida cotidiana, apresentaram resultados interessantes. O primeiro é a cafeína que acabou por encurtar os telômeros, ao contrário do álcool que acabou os alongando. Então, isso mostra que o consumo moderado de álcool é saudável, pois ajuda a manter o comprimento dos seus telômeros. Outro estudo, realizado pelo Institute of Health Sciences / Geriatrics do Hospital Universitário da Finlândia, confirmou essa hipótese. O instituto coletou dados sobre o consumo de álcool por um grupo de homens de negócios em Helsinki, desde 1974. Em 2002, eles decidiram medir o comprimento dos seus telômeros. Os que bebiam apenas um pouco de álcool tinham telômeros mais longos. Os cientistas calcularam que seus corpos eram até dez anos mais jovens. E quando os pesquisadores avaliaram o famoso Nurse’s Health Study, eles observaram que mulheres que bebiam um pouco de álcool, tinham seus telômeros 16,4% mais longos. Esta não é a primeira vez que você ouviu que beber um copo de álcool por dia é bom para você, mas, certamente, é a primeira vez que você lê uma explicação sobre o assunto. Então, se você bebe um drinque a cada dia, aproveite sem preocupações. Porém, a chave é a moderação. Em todos os estudos só os que bebiam com moderação tiveram benefícios. Quando digo moderação, me refiro a um copo por dia. Isso é mais importante do que o tipo de álcool que você escolhe. Pessoas que abusam do álcool, bebendo quatro ou mais drinques por dia, têm metade do telômero quando comparadas a pessoas que bebe no máximo um drinque por dia. Se você não bebe com frequência, procure um suplemento vitamínico que possa te ajudar a manter o seu telômero, pois sabemos que certos nutrientes têm efeito protetor melhor do que o efeito do consumo de álcool em moderação.

Dr. Wilson Rondó, é Cirurgião Vascular, tendo trabalhado como residente na Clinique Du Mail La Rochelle, na França. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de livros com temas relacionados a nutrição, medicina preventiva e esportiva.

Um comentário:

Anônimo disse...

Será por isso que meus ex colegas já morreram quase todos,de câncer no figado,na boca,garganta,trombose,todos pé cana,pudim de água ardente.