quinta-feira, 24 de julho de 2014

Carta à redação

Presidente Venceslau
CARTA DO LEITOR
SERVIÇOS DE TELEFONIA

Telefonia móvel ou fixa, serviços sem qualidade, precários, falhos, que nos deixam frustrados e impotentes diante dessas gigantes da comunicação e nos irrita com as falhas e Black-outs constantes. Aqui em Presidente Venceslau isso está passando dos limites. Ora culpamos as penitenciárias com seus bloqueadores, ora  a sobrecarga do sistema. A verdade é uma só; se existe algum culpado para essas falhas de telefones celulares, que em pontos extremos de nossa cidade as vezes nem sinal existe, é exclusivamente das concessionárias de serviços. O ruim de tudo isso é que nem sabemos a quem reclamar. Quem poderá solucionar esse caos de telefonia, essa prestação de serviço, que se pelo menos fosse a contento, ficaríamos satisfeitos com o absurdo das taxas que nos é cobrada. Quem viveu em países de alta tecnologia sabe o quanto estamos atrasados em comunicação no Brasil. Quando cheguei ao Japão em 1991 já estavam sendo implantados os primeiros telefones celulares. Para se ter uma ideia, os primeiros aqui em Presidente Venceslau foram implantados 1997. Você alguma vez já tentou em cancelar, adequar um plano de telefone à sua realidade e se deparou com uma maldita gravação dizendo: digite 1 ou 2 ou 3 para aquilo ou isso, anota um protocolo ou coisa parecida, terrível né? E quando você consegue vencer esse labirinto, digitando tudo o que lhe mandam, as falhas do sistema cortam sua ligação. Aí vai você, outra vez, como se nada tivesse para fazer durante 40, 50 minutos, tentar outra vez, ufa!. Por fim, você consegue falar com um ser que pelo menos tem voz humana, mas que foi treinado pela empresa como qualquer outra para gerar lucros. Essa pessoa tem solução pra tudo menos para o seu problema e por incrível que pareça, por mais esclarecido que você seja, essa voz sempre consegue convencer e empurrar alguma coisa que vai te onerar, treinada para lhe responder só aquilo que você pergunta, não lhe oferece nada de novo, por quê? É simples a resposta. Qual empresa quer perder ou diminuir seus ganhos? Isso quando não te ligam nas horas mais impróprias lhe oferecendo aquele ou esse plano para ser a solução da sua vida e te leva a acreditar que é ótimo e você aceita em meio às informações técnicas e omissas que pouco entendeu. Pronto, você acabou de aceitar um plano novo, com fidelidade de três anos e você de repente, quer rescindir o contrato. Meu amigo, isso vai gerar uma série de contratempos, tirando a dificuldade para cancelar (quando você consegue). Isso gera uma multa contratual etc.etc. Fico aqui entre a minha angústia de solucionar o meu problema e pensando quantas pessoas ou quem não precisa de solução. Quantas pessoas estão sendo enganadas nesse momento que escrevo essas linhas? Cuidado! Da próxima vez que uma voz suave e quase suplicante lhe oferecer alguma coisa ou algum plano para o seu telefone diga: "não quero". Porque para desatar esse nó depois vai lhe custar alguns reais e muito aborrecimento.

WILSON HIRAKAWA
RG. 9.321.401-7

5 comentários:

Anônimo disse...

Tenho a impressão,na minha ignorância tecnológica, que se o povo,especialmente os jovens, usassem o celular com maior racionalidade,teríamos um serviço melhor pra todos.O que a gente vê no dia a dia,é pessoas passando hora ou horas,com o celular grudado na orelha jogando conversa fora,e aí não tem sistema que aguente.

Anônimo disse...

meu se nao ta contente aqui volta pro japao, la com certeza deve ser melhor tudo.

O Eldoradense disse...

A telefonia móvel é um dos produtos vendidos ao homem moderno como um mal necessário, algo extremamente vital, imprescindível, quando sinceramente, creio que não é.

Reparo isso quando vou fazer algum tipo de ficha, cadastro ou algo do gênero, na hora que os atendentes perguntam o número do meu celular e eu respondo que não tenho: olham-me com pupilas dilatadas, denunciando surpresa, como se eu fosse um Alien. O ser humano tornou escravo deste aparelho, e as operadoras tomaram conhecimento disso, empurrando ao consumidor qualquer serviço meia boca por um preço relativamente caro, pois contam com sua adesão submissa e certeira, com ares de sadomasoquismo.

Faça você um exercício de reflexão e pense se você precisa mesmo de um aparelho celular. Se a resposta for positiva, insisto: cada um dos seus filhos, menores de 10 anos realmente precisa de uma linha de telefonia móvel? Na primeira pergunta, até compreendo que alguns respondam "sim", de acordo com suas necessidades. Mas na segunda a pergunta, se a resposta também for positiva, então, meu caros, aceitem os ônus de suas respectivas "teledependências" e contribuam com o lucro extorsivo de vossas operadoras, que vendem créditos em quantidade absurda, ainda que a qualidade dos serviços prestados
não sejam dignas de crédito.

Para muitos, ter um celular é mesmo uma necessidade, mas não creio que tal verdade seja aplicada a todos. Se caso você não necessite de ser cliente das operadoras, sabote-as e não seja mais uma vítima em potencial delas. A melhor forma de protestar contra maus vendedores, é não consumir seus produtos...

Ass: O Eldoradense

Anônimo disse...

Ao anônimo das 13:16, acho que vc não deve ter nem celular, se tivesse, não teria escrito essa besteira.

Anônimo disse...

O problema não é só com a telefonia móvel, a internet Fixa que nunca foi boa em Venceslau, hj passa pelo seu pior momento, perda de pacotes, instabilidade de resposta e lentidão. Não só aqui como na casa de amigos que testei, o problema é o mesmo. A tal fibra óptica prometida, e por mim sonhada parece que nunca chegará. Enquanto isso, continuamos ligando pra vivo a cada 2 meses pra reclamar de algum problema que eles mesmo cometeram e tendo que esperar dias por uma solução meia boca e uma internet que volta ainda pior. Isso porque a Vivo tem um belo prédio, capaz de suportar uma grande estrutura mas parece que utilizam apenas um quartinho no porão.