quinta-feira, 24 de julho de 2014

Alimentação


Goji Berry - Uma alternativa natural para emagrecer!


Típica do nordeste chinês e regiões do Himalaia, a Goji Berry é classificada como uma das mais importantes plantas entre cerca de 8 mil ervas e alimentos curativos. Ela chega a ser considerada o “tesouro nacional chinês”. Textos médicos da China Antiga já enalteciam sua ação na vitalidade, fortalecimento e restauração de órgãos importantes, especialmente olhos, fígado e rins. Sua ação é baseada no potencial antioxidante medido pelo valor do ORAC (Oxygen Radical Absorsance Capacity), que é um método desenvolvido por cientistas do National Institute of Health, para mensurar a capacidade antioxidante de diferentes alimentos e suplementos.


A Goji Berry é também rica em fibras, o que melhora a saciedade contribuindo na perda de peso, além de ajudar na aceleração do metabolismo. Mas é importante lembrar-se da necessidade da atividade física e da disciplina alimentar para que o resultado seja sempre positivo. A estas características soma-se ainda o fato de ser uma fonte riquíssima em proteínas, contendo importante concentração de aminoácidos essenciais, no caso o triptofano (precursor da serotonina), que colabora com a inibição do apetite, além de promover o bem estar afastando os sintomas depressivos. Sendo assim, diante destas ações associadas, a Goji Berry pode ser considerada uma importante aliada em qualquer programa de emagrecimento.

Potencial imunológico
A Goji Berry contém complexos proteicos de polissacarídeos (complexo de betaglucan) que têm ação moduladora de resposta imunológica contra processos infecciosos e de doenças. Estes mesmos polissacarídeos bloqueiam o ciclo celular de tumores.

Potencial antioxidante
Induz a redução de peroxidação lipídica pela atividade antioxidante extremamente consistente.

Potencial para fertilidade masculina
Os polissacarídeos de Goji Berry protegem o tecido testicular, além de aumentar os níveis de hormônios sexuais nos testículos. Promove melhora no desempenho sexual, tempo de ereção e aumento da quantidade e qualidade do esperma.

Rejuvenescimento celular
A Goji Berry possui atividade protetora da pele contra danos oxidativos por interação do fator de crescimento ou receptor de adesão na superfície celular contra os radicais livres. Além disso, estimula a expressão de metaloproteinase 1 (MMP-1), mecanismo provável pelos quais instiga o aumento de colágeno, gerando fortes e relevantes benefícios no processo de envelhecimento de pele.

Interação medicamentosa
O cuidado deve ser com a warfarina, pois pode aumentar o tempo de sangramento quando associado à Goji Berry.

Contraindicação
A Goji Berry é contraindicada para crianças e mulheres grávidas devido à ausência de estudos de segurança nestes indivíduos.

Alerta!
Muito do que se oferece no mercado são formulações com pouca concentração de princípio ativo e com dosagens incompatíveis com às necessárias, comprometendo assim o resultado esperado. Então, antes de começar a fazer o uso da Goji Berry converse com o seu médico, pois ele te ajudará a tirar o melhor proveito de todas as vantagens desta grande descoberta.

Dr. Wilson Rondó, é Cirurgião Vascular, tendo trabalhado como residente na Clinique Du Mail La Rochelle, na França. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de livros com temas relacionados a nutrição, medicina preventiva e esportiva.

Nenhum comentário: