quinta-feira, 26 de junho de 2014

Prevenção


Combata o câncer gastando centavos por dia


Coma isso! Coma aquilo! Tome esse remédio! Torça o seu nariz e tente engolir essa associação fitoterápica com nome difícil de pronunciar! Para onde você se virar, alguém estará tentando te oferecer um produto que o proteja do câncer e a maioria das pessoas está baseada em marketing, e não em ciência. Vamos direto ao ponto. O melhor modo de combater o câncer é evitar a doença em primeiro lugar e há um modo simples, seguro e barato para isso. Tudo começa com algo que você provavelmente já vem tomando. Algo que custa centavos por dia: o seu multivitamínico. Um estudo feito com 14.500 pessoas dividas em grupos que fizeram uso de multivitamínico e de placebo por um período de 11 anos, observou uma diminuição de 12% do risco de câncer no grupo que tomou multivitamínicos. Mas, atenção! Ao fazer uso do multivitamínico, tenha certeza de que o produto que você está usando tenha no mínimo 34mcg de selênio para cada dose diária. Um multivitamínico de alta qualidade deve ter também 45mcg de vitamina C (porém, se você já está com câncer, você precisa de altas doses da vitamina e isso deve ser feito de forma endovenosa). Sendo assim, use um multivitamínico que realmente valha à pena. Pode ser que essa escolha custe mais do que os que você vê na propaganda, mas não muito mais. Isso valorizará cada centavo a mais gasto com sua saúde. Você precisa ter em mente que o multivitamínico é um ponto de partida e não o ponto final do tratamento.

Se realmente quer minimizar o seu risco de câncer, não é somente com uma pílula por dia que você deve consumir. Você precisa fazer mais e pode começar com os meus seguintes protetores contra o câncer:
  • Aproveite o sol: você tem ouvido falar que o sol causa câncer, certo? Bem, o que você tem ouvido está errado! A vitamina D que o seu corpo produz a partir da luz solar pode, na verdade, protegê-lo do câncer, incluindo o mortal melanoma. A menos que não esteja tomando banho de sol, você precisa de um suplemento de vitamina D.
  • Vá de verde: o chá verde tem recebido muito enfoque na mídia como um potente protetor contra o câncer. E ele é mesmo cheio de substâncias como polifenóis que podem protegê-lo. Estudos e mais estudos tem comprovado o seu benefício.
  • O time da A: falando em melanoma, um recente estudo observou que usando diariamente 1.200 mcg de vitamina A, o risco dessa doença diminui em 74% em homens e mulheres acima dos 50 anos. Uma das melhores fontes de vitamina A é a manteiga orgânica produzida a partir do leite de vacas criadas em pasto. Consuma-a.
  • Beba: o vinho é famoso pelas suas propriedades anticancerígenas, especialmente pelo ácido ellagico. Não custa te lembrar: beba com moderação.

Há também o que se deve evitar. Veja:
  • Inicialmente mude essa alimentação moderna, muito refinada e industrializada, que certamente colabora e muito com o aumento de câncer de uma forma nunca vista antes.
  • Açúcar é praticamente um estimulante de crescimento milagroso para diversos tipos de câncer. Na verdade, pelo menos 1/3 dos tumores, contém receptores de insulina. Isso significa que quanto mais açúcar é consumido, mais rápido o tumor pode crescer.
Com certeza, há diversas opções na alimentação para ajudar a reduzir o seu risco de câncer, desde brócolis a betacaroteno, dependendo de qual forma da doença você está tentando evitar. Faça a sua parte, mas converse com o seu médico para que ele possa prescrever os nutrientes que mais importância possa ter no seu caso.

Dr. Wilson Rondó, é Cirurgião Vascular, tendo trabalhado como residente na Clinique Du Mail La Rochelle, na França. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de livros com temas relacionados a nutrição, medicina preventiva e esportiva.

Nenhum comentário: