Proteja o Gol
Os torcedores brasileiros e estrangeiros da Copa do Mundo, no Brasil, terão acesso a camisinhas e testagens de HIV durante o período de jogos do Mundial nas cidades-sede brasileiras. As ações de prevenção ao HIV e aids integram o Projeto Proteja o Gol, parceria do MS (Ministério da Saúde) com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV e aids. Durante o Mundial, serão distribuídas cerca de 2 milhões de camisinhas, acompanhados de panfletos com mensagens de prevenção.
Cenário
A epidemia de aids no Brasil está estabilizada, de acordo com dados do MS, com taxa de detecção em torno de 20 casos de aids a cada 100 mil habitantes, o que representa cerca de 39 mil casos novos da doença ao ano. Estimativas indicam que, atualmente, cerca de 718 mil pessoas vivam com HIV, sendo que 150 mil desconhecem sua situação. O não conhecimento da sorologia é hoje um dos desafios a serem enfrentados no combate à doença no país.
Dados
Atualmente, estão em tratamento com medicamentos antirretrovirais, ofertados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), cerca de 340 mil pessoas. O coeficiente de mortalidade por aids vem caindo no Brasil nos últimos 10 anos. Em 2003, era de 6,4 casos por cada 100 mil habitantes, caindo para 5,5 por 100 mil habitantes em 2012. Do total de óbitos por aids no Brasil, até o ano passado, 190.215 (71,6%) ocorreram entre homens e 75.371 (28,4%) entre mulheres.
_____________________________________________________
Lojão do Amigo Bonfim
Nenhum comentário:
Postar um comentário