sábado, 1 de março de 2014

Invadindo fazendas

Marabá Paulista
FAZENDA DA IGREJA CATÓLICA 
Propriedade da Cúria de Presidente Prudente também é invadida por comandados de José Rainha.
Estadão
Movimentos de sem-terra reunidos na Frente Nacional de Lutas (FLN), articulada por José Rainha Júnior, invadiram até uma fazenda doada para a Igreja Católica, neste sábado, 1, durante o "Carnaval vermelho". A fazenda Vista Alegre, em Marabá Paulista, com cerca de 400 hectares pertencia à família de duas freiras que a doaram à Diocese de Presidente Prudente.
A igreja arrendou as terras para criação de gado e plantio de melancia. De acordo com um dos líderes da Frente, Rubens Germano, a intenção é obter a gleba para assentar famílias. "Terra de Deus é terra do povo", disse. É a primeira vez que uma área da Igreja Católica é invadida na região com a maior concentração de conflitos fundiários no Estado.
Através da Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Igreja tem dado franco apoio aos movimentos de luta pela terra e protagonizado diretamente ações contra o latifúndio. No Pontal, em ocasiões anteriores, a diocese manifestou apoio à liderança de José Rainha, mesmo nas ocasiões em que ele foi preso por crimes ligados à questão agrária. Procurado pela reportagem, o bispo de Presidente Prudente, d. Benedito Gonçalves dos Santos não foi encontrado.
Na tarde deste sábado, a Frente anunciava ter ocupado vinte propriedades rurais nas regiões do Pontal do Paranapanema, Alta Paulista e Noroeste do Estado, mas a Polícia Militar só tinha informação sobre onze invasões. Entre as áreas tomadas pelos sem-terra estão as fazendas São Luiz e Urupê, do grupo sucroalcooleiro Decasa, em Marabá Paulista.
De acordo com Rainha Júnior, o objetivo é chamar a atenção dos governos estadual e federal para o descaso com a reforma agrária. Um documento com reivindicações foi encaminhado à presidente Dilma Rousseff. A Frente é composta por grupos dissidentes do Movimento dos Sem-Terra (MST), como o MST da Base, e sindicatos rurais ligados à Confederação de Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (Conafer).

5 comentários:

Anônimo disse...

Chama o antigo bispo D.José Maria, que adorava dar moral p/ esse movimento.Para ouvir o que ele acha.

Anônimo disse...

Os primeiros movimentos foram idealizados convento em Santo Anastacio,pastoral da terra,teoria da libertação, provando do próprio veneno amém.

Anônimo disse...

adoroo agora quero ver qual a desculpa q a igreja vai dar!!!

Anônimo disse...

Anonimo...... Olha pelo período longo dentro da caverna, jamais o partido desses criminosos irão aprontar nas cadeias, pois levaram um prejuio enorme na mega rebelião, isolamento, frio, fome e jogado como vermes nas penitenciárias, só andaram para traz naquele período,poderão sim fazer alguma rebelião em algumas penitenciária e fazendo alguns funcionários de refens isto é o PCC hoje, já estão alguns meses botando fogo em onibuns, matando policiais e ASP, mas o poder é do governo tem sim que endurecer a dentro e fora dos Presídio, isto faz parte da Segurança do Estado. Os funcionários sabem quando assumirão o seu labor que não seria facil temos que enfrentar os leões. Monstre o Poder Governador..

Anônimo disse...

Essa região é dominada por dois medos: o medo do PCC e o medo do MST. É por isso que isso não vai pra frente e consegue estar ficando mais pobre que a região do Vale do Ribeira.