quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Vaga em universidade federal

 
Fotos: Colégio Escoteco.
Presidente Venceslau
ESTUDANTE DE 15 ANOS NA UNIVERSIDADE
O Imparcial
O estudante Antonio Carlos Costa Júnior, de 15 anos,  conseguiu na Justiça o direito de se matricular na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) mesmo sem ter concluído o ensino médio. O jovem prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 e, com a pontuação atingida, foi pré-selecionado na 19ª posição para o curso de Direito da UFMS, campus de Três Lagoas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Como a Secretária de Estado da Educação negou a imediata emissão do certificado médio, por ele não possuir idade mínima de 18 anos, a família do aluno buscou judicialmente a liberação do documento. Em despacho publicado na última sexta-feira, a juíza Daiane Thais Souto de Souza, da 2ª Vara de Presidente Venceslau, acatou o pedido de tutela antecipada, garantindo o direito de matrícula no ensino superior. Ela considerou que o desempenho obtido por Costa Junior no Enem demonstra que ele possui "capacidade intelectual necessária para prosseguir com seus estudos em nível superior, embora conte somente com 15 anos". A magistrada também observou o fato de que a inscrição na faculdade de Três Lagoas deveria ser feita até 17 de fevereiro, sob pena de perder a vaga. Por isso, o não deferimento da liminar poderia causar "dano irreparável" à vida do estudante. O pai do "garoto prodígio", o perito criminal Antônio Carlos da Costa, 50 anos, está tranquilo quanto ao futuro do filho em ambiente universitário. Isso porque ele viverá com as duas irmãs, em Ilha Solteira, cidade a cerca de 50 km de Três Lagoas. Uma delas, de 19 anos, segue o mesmo curso que o caçula passará a frequentar. "Apenas de ser tão jovem, ele sempre foi bem nos estudos e demonstrou maturidade. Sem contar que ele vai continuar junto da família, morando com as irmãs", diz. O garoto já se despediu dos colegas do colégio Escoteco, onde estudava, e começa hoje o curso de Direito, que tem duração de cinco anos.
_____________________________________________________

Depósito Presidente

3 comentários:

Anônimo disse...

QUE DEUS TODO PODEROSO ABENÇÔE ESSE JOVEM E SUAS IRMÃS E SEUS PAIS.BENÇÃOS DE DEUS.

marco sp disse...

foi bastante louvavél a decisao da magisttrada,pois nota que a juiza é dotada de inteligencia e competencia .parabens ao aluno e que Deus ilumine seu caminho

Anônimo disse...

PARABÉNS MEU IRMÃO TONHO, FIQUEI MUITO FELIZ COM A CONQUISTA DOS SEUS FILHOS, QUE DEUS ILUMINE A TODOS!!!ERNANDES( CURURU).