segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Duas notas

*Extraído do jornal O Imparcial

Lei coíbe abusos sonoros em veículos
Projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa este ano, mas ainda desconhecido pela maioria da população, estabelece critérios para a instalação e o uso de equipamentos e aparelhos de som em veículos automotores. O texto proíbe, por exemplo, o uso de sistema de som em qualquer volume quando o automóvel estiver estacionado em período noturno, a partir das 22 horas e ao longo da madrugada até às 8h. Além disso, os estabelecimentos comerciais que realizam instalações sonoras em veículos deverão limitar a capacidade total de emissão de decibéis dos equipamentos instalados ao limite imposto plea Norma Técnica Brasileira NBR 10.151/00.

Poluição sonora
A perturbação do sossego é um problema antigo nas cidades. Nos anos 60, no embalo de letras musicais como "Rua Augusta", de Eduardo Araújo (... Meu carro não tem breque, não tem luz, não tem buzina/ São três carburadores, todos os três envenenados...), surgiu a moda dos carros com escapamentos abertos. Lojas oferecem atualmente o serviço sob o rótulo de "escapes esportivos". Em paralelo, surgiu o culto ao som alto em parques, postos de combustíveis, esquinas e avenidas, afetando a tranquilidade em áreas residenciais e às vezes até em hospitais. O problema se agravou com o aumento da frota e a radicalização de comportamentos de grupos, incluindo os rachas urbanos.
_____________________________________________________

Mix Malhas

2 comentários:

Anônimo disse...

Muitas tragédias familiares já ocorreram no Brasil em razão de desentendimento entre vizinhos por causa do som alto.

Anônimo disse...

so não acabam por que existem interesses obscuros; marcas de arrancadas e cavalos de pau são bem visíveis no trevo da tiradentes e em frente a casa do ex-prefeito.
excesso de som e veiculo rebaixado (alguns nem passam nas lombadas), já que são ilegais por que não são apreendidos, e olha que aqui na cidade já tem demais, isto sem falar das super motos com descarga aberta as 24 horas do dia fazendo a newton prado, tiradentes e raposo tavares de pistas de corrida, mas como a fiscalização sem usar radar não sabe fazer absolutamente nada, isto é, uma simples conta de dividir, pois bem é só observar a velocidade que uma moto atinge entre um trevo e outro, divida a metragem pelo tempo e teremos a absurda velocidade de 270km/h, como ter visão dos dois extremos? o melhor ponto de observação é em frente ao futuro posto kao; só não resolve porque não querem.