segunda-feira, 6 de maio de 2013

Em Presidente Epitácio

 Saúde 
MÉDICOS DA SANTA CASA PODEM ENTRAR EM GREVE
Jornal Debate Notícias
O Jornal Debate Notícias foi procurado por alguns médicos da Santa Casa de Presidente Epitácio, eles dizem que podem entrar em greve a partir de amanhã, 7. A alegação é de que estão com honorários atrasados há 90 dias.

Dos fatos
A Santa Casa de Presidente Epitácio está passando por uma situação financeira lastimável há vários meses. Vem se arrastando desde o ano passado, com dívidas de impostos e honorários atrasados. Sem o CDN, que possibilitaria receber recursos tanto do Governo Estadual quanto do Governo Federal, vem dependendo apenas dos pagamentos do SUS e convênios. A Prefeitura de Presidente Epitácio repassa R$ 210 mil mensais para atendimento do Pronto Socorro e a Santa Casa precisa de, no mínimo, R$ 360 mil para custear os atendimentos do Pronto Socorro. O Pronto Socorro é municipal e de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Dos médicos
Médicos que atendem a Santa Casa como plantonista e também convênios alegam que a Santa Casa paga os salários-honorários desde o ano passado da seguinte forma: 25% em um dia e 30% em outra semana. O último pagamento foi do mês de janeiro de 2013, que foi 50% de honorários atrasados. Segundo os profissionais de saúde, desde o mês de fevereiro de 2013 não recebem seus honorários, assim perfazendo três meses de honorários atrasados que são fevereiro, março e abril, com vencimento no dia 20 de maio.

Da greve
Um dos representantes dos médicos disse que hoje, às 14h, está marcada uma reunião com o prefeito de Presidente Epitácio, Sidney Caio Junqueira, "Picucha". Se caso não for encontrada uma solução para os pagamentos atrasados, os médicos entrarão em greve a partir desta terça-feira, 7.

Da Santa Casa
De acordo com o provedor da Santa Casa de Presidente Epitácio, Ton Zé, todas as entidades no Brasil estão passando por sérias dificuldades e que a de Presidente Epitácio é uma delas. Ele não sabe onde se apegar mais, se a prefeitura não ajudar não terá como solucionar a situação. Disse que na sexta-feira foi realizada uma reunião com o prefeito de Presidente Epitácio e a Mesa Diretora da Santa Casa. Eles estão em busca de uma solução. O provedor confirmou que hoje haverá uma reunião com o corpo clínico da Santa Casa para tentar uma conciliação.

Prefeito
Segundo o chefe de gabinete da Prefeitura, Valmir Montanhei, só após a reunião de hoje entre os médicos e o prefeito pode ter uma posição exata da situação.

Um comentário:

Anônimo disse...

A Prefeitura não tem culpa não. Já a administração da Santa Casa é horrorosa. Filas absurdas e atendimentos precários. Não há exames e agora até os médicos estão sem receber. Uma pena a segunda maior cidade da região amargar um atendimento e situação desse nível diante da lastimavel gestão do hospital. Deveria ocorrer uma auditoria dentro da Santa Casa.