quinta-feira, 18 de abril de 2013

Post do Luciano Esposto

Foto: Marc Goodwin/EXAME.com
 Post do Luciano 
ACONTECE NA DINAMARCA

De repente alguém imaginou uma escola que fosse moderna, mas não com relação ao prédio somente. Queriam algo que representasse a nova cara da juventude, com novos métodos que conseguissem se aproximar do adolescente que o mundo aprimora hoje. O mesmo adolescente que acorda e já vai para o Facebook, ou antes de ir ao banheiro manda um “oi” para um amigo ou namorado via SMS, deveria ser estimulado a aprender dentro da sua zona de conforto, abandonando velhos modelos ao mesmo tempo em que se lhe aproveita a essência.

Com essa visão, a Orestad Gymnasium, uma escola municipal de Copenhague, na Dinamarca, fundada em 2005, decidiu colocar mãos à obra e radicalizou. Instalada num prédio de cinco andares, com poucas salas tradicionais de quatro paredes, janelas e portas com vidro e muitas áreas coletivas abertas onde todos compartilham democraticamente do espaço, aboliu livros e cadernos.

Na Orestad Gymnasium, o aluno tem como material apenas um computador portátil. Nele são ministradas aulas de todas as matérias de forma mais intensa e interativa. Professores acompanham o desenvolvimento de cada aluno nas tarefas feitas on-line e off-line ou nos trabalhos desenvolvidos durante as aulas, seja sozinho ou em grupo.

No grande saguão todos se acomodam como querem e da forma que lhes dê prazer. Sentam pelo chão ou utilizam-se das diversas mesas e cadeiras fixas espalhadas pelo local.

As poucas salas tradicionais são usadas para atividades bem específicas, motivo pelo qual existem em números bem reduzidos.

Aí você deve estar se perguntando: Isso deve ser uma bagunça sem tamanho. Ninguém deve fazer absolutamente nada e o “converseiro” deve ser geral... uma festa. Mas não é!

Um potente software controla tudo, sendo impossível acessar vídeos do YouTube ou ficar de boa navegando perdidamente pela internet.

O sistema deu tão certo que já chamou a atenção de outros países como os EUA onde a iSchool, uma escola de Nova York, depois de adotar o mesmo método conseguiu aprovar 95% dos seus alunos nas universidades.

A tendência mundial, segundo especialistas, é que o método seja propalado mundo a fora com a mesma velocidade que a web consegue transmitir suas informações.

Ah... e nós brasileiros? Bom, enquanto aceitarmos a progressão continuada, dificilmente chegaremos lá.

Luciano Esposto é poeta e escritor venceslauense.

6 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza, não chegaremos.
Primeiro, o investimento é grande...
E nesse ponto só os políticos vão se dar bem, pq. numa licitação para implantar um programa desses muitos vão encher os bolsos com as proprinas.
Depois vem uma complicação que esta se tornando insustentável no Brasil...a falta de respeito e zelo pelo bem público.
Os alunos menos preparados, com certeza, vão chegar ao ponto de depredar os mini-computadores
que vão estar à sua disposição para educá-lo.
Indo um pouco mais além no negativismo (realismo), vamos ter aqueles alunos que vão chegar ao ponto de roubá-los para transformar (com a venda) numa pedra de crack e depois de drogados voltam para o interior da escola e agridem companheiros e professores que hj. são simples marionetes tentando passar um pouco de conhecimento.

Mãe ou Brisa disse...

Tempos modernos? Será que podemos chamar assim o tempo que vivemos na educação??.. Alfabetizar tem sido cada vez mais dificil pois pais e escola não estão falando a mesma lingua e isto deixa os educandos encurralados... em casa tudo pode... ficar até tarde na frente do pc, almoçar teclando no celular, jantar rapido pois tem que passar de fase no Play3... Já na escola o aluno se vê tendo que pegar no lápis ler, escrever e colocar a "CABEÇA PRA PENSAR", é dificil... Será que a PROGRESSÃO CONTINUADA é realmente a maior vilã da nossa educação??? Ainda não sei...

Anônimo disse...


CARO LUCIANO, CARO TONINHO

A QUESTÃO EM PAUTA TEM SIDO MOTIVO DE MUITAS REFLEXÕES. O PROBLEMA DESTES NOVOS MÉTODOS É A FALTA DA PARTE HUMANA DA COISA. QUEM LIDA MUITO CEDO COM A CIBERNÉTICA ESTÁ PENSANDO QUE NÃO PRECISA APRENDER NADA FORA DESTE CONTEXTO. ESTAMOS FORMANDO GENTE COM CONHECIMENTO TEÓRICO E NADA DE HUMANO E PRÁTICO.

NÃO ESTAMOS MAIS REFLETINDO SOBRE O QUE NOS CHEGA COMO INFORMAÇÃO. ESTAMOS APENAS REFUTANDO, TENTANDO PARECER MAIS SABIDO. DESDE CEDO, ESTAMOS CRIANDO UMA GERAÇÃO SEDENTÁRIA, VÍTIMA DE UM ÓCIO ESTRANHO E INESPERADO. FICA-SE A MADRUGADA TODA NA REDE DE COMPUTADORES NÃO APROVEITANDO O QUE ELA TEM DE BOM E, SIM, FAZENDO USO DE JOGOS, DE REDES SOCIAIS, ONDE TROCAMOS O NOSSO IRMÃO DO LAR POR UM NOME QUALQUER, QUE MORA NUM LUGAR QUALQUER, QUEM NEM SE SABE AO CERTO SE TRATAR DE HOMEM OU MULHER; OU GENTE SÉRIA OU UM PSICOPATA ASSASSINO. SE PUXARMOS PELA MEMÓRIA ENTENDEREMOS QUE ESTES ERROS JÁ CUSTARAM VIDAS, INCLUSIVE EM PRESIDENTE VENCESLAU.

INTERNET É UMA ENXADA. PODEMOS PLANTAR ALGO OU TAMBÉM USAR COMO ARMA. O QUE EU OBSERVO NOS JOVENS, PRINCIPALMENTE AQUELES FAZEM USO PROFUNDO DA WEB É A SAÍDA DESTE MUNDO REAL. É JOVEM QUE DENOTA CANSAÇO FÍSICO E ESPIRITUAL MUITO CEDO. NEM SEMPRE SE RELACIONA MAIS COM A FAMÍLIA, QUE MUITAS VEZES NÃO SABE NEM MAIS A SUA IMPORTÂNCIA.

É ÚTIL A INTERNET, SIM. PORÉM, FICA AOS USUÁRIOS, INFELIZMENTE O MESMO AVISO QUE HÁ NUMA GARRAFA DE BEBIDA, O QUE JÁ É UM ALERTA. USE COM MODERAÇÃO! USE NAQUILO QUE LHE TRAGA CRESCIMENTO TANTO SECULAR, QUANTO LHE FAÇA CIDADÃO. NOVOS MÉTODOS DE ENSINAM SÃO FUNDAMENTAIS. MAS, REFLITAMOS: O FILHO DO CRIADOR QUANDO FALAVA EM PARÁBOLAS NÃO ESTAVA USANDO O MELHOR MÉTODO? NA PARÁBOLA VEMOS A TEORIA E A PRÁTICA. SUA MENSAGEM JÁ PASSA DE DOIS MIL ANOS E CONTINUA SENDO ÚTIL. PODE ATÉ NÃO ESTAR TENDO EFICÁCIA, PORÉM, O GRANDE OBSTÁCULO NÃO ESTÁ NA FORMA DE ENSINAR E, SIM, ESTÁ EM NÃO QUERER, NÃO ACEITAR OUVIR. QUEM TEM OUVIDOS...

QUANDO FAÇO PALESTRAS PARA CRIANÇAS, ÀS VEZES ME SURPREENDO MUITO COM O QUE OUÇO. COISAS FANTÁSTICAS! ÀS VEZES, PORÉM, NÃO OUÇO NADA. AÍ FICO PREOCUPADO.

TONINHO, UM ABRAÇO.

LUCIANO, NÃO O CONHEÇO PESSOALMENTE, MAS FICA AO FUTURO E A DESTINO A POSSIBILIDADE DE UM ENCONTRO E DE UM GRANDE BATE-PAPO. SE É AMIGO DO TONINHO, É AMIGO MEU TAMBÉM. OUTRO ABRAÇO, AMIGO!

PAULO FRANCIS. JR

fj disse...

O que esses estudantes irão ganhar, além da síndrome do carpo, problemas na coluna também, serão jovens velhos, o jovem necessita sim, de professores qualificados.
A população total da Dinamarca é menor que BH, sua capital Copenhagem é menor que Londrina, e num pais continental como o nosso, com tantos problemas e corrupções, acho impossível que a Educação tome esse rumo.

Anônimo disse...

COMPUTADORES QUE VÃO ESTAR A SUA DISPOSIÇÃO PARA EDUCÁ-LO? SUA FAMÍLIA JÁ ESTEVE DESDE QUE ELE NASCEU E NÃO CONSEGUIU? DEVIAM DISPONIBILIZAR VIDEOS DE AULAS EM ESCOLAS PÚBLICAS PARA QUE A SOCIEDADE ASSISTISSE,E NÃO PRECISA SER DE FORA NÃO,PODE SER AQUI DE VENCESLAU MESMO.E SOBRE A EDUCAÇÃO QUE VEM DE BERÇO,E OS VALORES MORAIS? E VOLTA E MEIA CHEGA UM PAI OU MÃE CHEIOS DE RAZÃO.OS PAIS DEVIAM SER RESPONSABILIZADOS PELA BARBÁRIE QUE VIROU A SALA DE AULA.

Anônimo disse...

Já no Brasil, não daria certo...visto q professor tem que ser pai, mãe, psicólogo e pra resumir: mágico!