segunda-feira, 22 de abril de 2013

Coqueiro raro

TRÊS COPAS
Este coqueiro com "três copas", é raríssimo. Não se sabe de uma outra espécie desta no país. Ontem pela manhã estava sendo observado por um senhor que me passou este detalhe, só que ele não lembrava o nome da espécie. Nosso blog já foi alertado sobre esse coqueiro e suas três copas. Se alguém souber de algo deste assunto ou mesmo o nome da espécie, nos envie mais informações. Ele fica na Praça Nicolino rondó em Presidente Venceslau. 

8 comentários:

Anônimo disse...

Coqueiro geriva. Normalmente somente com uma copa.

Anônimo disse...

Típica no planalto meridional e na região do Chaco, seu uso não é restringido apenas ao paisagístico, já que é muito utilizada em jardins públicos e residenciais, mas também, no caso do tronco, a construções rurais e piers para atracação de embarcações. As folhas são usadas em cestaria e os frutos além de comestíveis são aproveitadas na fabricação de sabão. A formação de varios troncos é rarissimo, só havia visto de dois troncos, mas um tempo desse atras observando esse vi e ja publiquei fotos dele em uma rede social. Davi Cassiano Paisagista

Tonnim Maré disse...

Toninho, este é realmente um caso atípico de coqueiro trigêmeo, ainda mais raro que o coqueiro gêmeo, encontrado em alguns pontos do Nordeste. O coqueiro (Cocus nucifera) é uma espécie que tem uma única ramificação, chamada gema apical. Se essa gema é destruída, o coqueiro morre. Em casos excepcionais, as gemas que produziriam as folhas transformam-se em gemas apicais e acontece a bifurcação do caule. Este realmente deveria ser tombado como um patrimônio natural venceslauense.
Tonnim Maré, em consulta com um amigo fitogeógrafo da Unesp.

alyce disse...

lindoo ....

marcos (sp) disse...

Toninho fico feliz por vc postar a foto dessa raridade de coqueiro,pois ele é muito belo.{marco terra}

Anônimo disse...

Indo pra Piquerobi pela vicinal de terra, já lá na bifurcação, tem dois coqueiros, não sei se é da mesma espécie, mas me chamou a atenção por terem dois troncos, desde perto da raiz, passa lá pra fotografar, é uma cena super bonita, entre eles fica a porteira do sítio, uma graça!!!

Anônimo disse...

No distrito de Maracangalha, próximo a cidade de Salvador, temos um coqueiro triplo. Tenho fotos recem tiradas. Realmente é um charme!

Clériston Michels disse...

Temos um coqueiro no jardim da casa da minha tia, na praia de Itajuba - Barra Velha/SC com 27 copas! Parece piada, mas não é!!