Polícia Civil
CNH’S APREENDIDAS
Deflagrada na manhã de ontem, 23, pela Delegacia Seccional de Polícia de Presidente Venceslau, nas cidades da região, a “Operação Pontal Sóbrio”, que visa dar cumprimento às decisões que determinaram a apreensão administrativa de CNH’s de motoristas que foram flagrados conduzindo veículos automotores sob efeito de álcool e outras infrações de trânsito, resultou na apreensão de 48 CNH’s.
Além das decisões administrativas, em alguns casos, a decisão de suspensão do direito de dirigir é decorrência de representação pelo delegado de Polícia por uma medida cautelar, o que ocorre normalmente dentro de um inquérito policial para situações de motoristas “reincidentes”. Na maioria dos casos houve a suspensão do direito de dirigir, mas, em determinadas situações, a penalidade é mais grave e provoca a cassação do direito de dirigir. Mesmo condenados, alguns motoristas continuavam a dirigir, motivo da deflagração da segunda versão da operação pontal sóbrio, agora em todas as cidades da região da Delegacia Seccional de Presidente Venceslau. A pena média para a hipótese é de um ano de suspensão. Os policiais civis aproveitaram a operação para conscientizar os motoristas das consequências da ingestão de bebidas alcoólicas e direção, o que perpassa a prisão. Agora, o motorista que teve a CNH apreendida na operação e voltar a dirigir durante o prazo de suspensão terá a carteira cassada. “O motorista flagrado em uma blitz da lei seca continua com a CNH, isso porque o delegado de Polícia diretor da Ciretran deve garantir o contraditório e a ampla defesa, em regular processo administrativo”. “O que está sendo realizado na Operação Pontal Sóbrio é uma medida de gestão que acelera os julgamentos dos processos administrativos, garantida a ampla defesa e o contraditório, e com as decisões condenatórias em mãos a Polícia Civil vai atrás do condutor, não mais aguardando que ele entregue espontaneamente a CNH”, afirmou o delegado de Polícia, Everson Aparecido Contelli. A medida, além de legal, inibe a impunidade e tem evitado a ocorrência de novos delitos da mesma natureza, já que antes da operação percebia-se um aumento significativo de motoristas “reincidentes” em delitos de trânsito. Foram apreendidas 48 CNH’s, sendo que dessas, 12 decorrem de infrações por embriaguez na condução de veículos. 21 policiais civis e cinco agentes do Detran, compondo dez viaturas da Polícia Civil e duas viaturas do Detran, contabilizaram além de 48 CNH’s apreendidas, 30 notificações de processos que estão em andamento.
5 comentários:
Toninho, sabe dizer se existe alguma chance do delegado Damasio Marinho reassumir a ciretran? porque pelo que li no diario oficial ele continua delegado aqui em venceslau
PARABÉNS DR ÉVERSON!!!!
É DE PROFISSIONAIS COMPROMISSADOS COM A POLÍCIA QUE A POPULAÇÃO SENTIRÁ OS EFEITOS DE SEGURANÇA, DIMINUINDO A SENSAÇÃO DE IMPUNIDADE!!!!!
Quem mata continua dirigindo. Quem bebe umas cervejas vai preso e perde a carta. Ta errado.
QUEM BEBE CERVEJINHAS E DIRIGE,MATA,SIM,TA CERTO CADEIAS NELES.
Ah tá! Porque o trânsito de PV não é fiscalizado? Carros com som ensurdecedor circulam sem problemas, conversões não sinalizadas, ultrapassagem pela direita por motoqueiros, desrespeito a faixa de pedestres. Quantas destas infrações foram autuadas?
Postar um comentário