sexta-feira, 1 de março de 2013

Embriaguez no volante

Lei seca
SOBRE A SUSPENSÃO DE HABILITAÇÃO
A maior parte dos motoristas presos por embriaguez ao volante no Estado tem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa por apenas dois meses. Essa foi a pena aplicada pelo Tribunal de Justiça paulista em 21 de 30 de decisões de agosto de 2012 a janeiro deste ano analisadas pelo jornal Agora São Paulo. O Tribunal de Justiça afirma que é preciso mudar a lei sobre a suspensão. A embriaguez ao volante é caracterizada quando o motorista é flagrado com índice a partir de 0,34 mg/l (miligrama de álcool por litro de ar expelido no bafômetro), o equivalente, em média, a uma lata de cerveja. Para esse crime, a lei prevê detenção por seis meses a três anos e suspensão da habilitação por um prazo que pode variar de dois meses a cinco anos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente é preciso rever esta lei,a pena esta maior pra quem toma uma cerveja do que pra quem mata... Sou a favor sim da lei, mas como era antes, respeitando aquela quantidade mínima, uma lata de cerveja não deixa ninguem em estado de embriagues , estamos sendo escravos de um monte de porcarias que inventaram esta lei,,, tomara que mude alguma coisa nesta lei....

Anônimo disse...

Faltou muito bom senso aos nossos legisladores. Se o intuito é evitar que a embriaguez ao volante continue matando, ou seja, evitar o excesso, o abuso, da forma como está, ficamos todos ou quase todos sujeitos a uma lei severa demais. Vejam bem, aqui na nossa cidade, não temos nenhum caso de morte por acidente de trânsito causado por embriaguez há anos, porém alguns foram até presos por terem superado o índice no bafômetro. O pior é que a polícia montou comando bem no acesso ao carnaval, no trevo da Faive. Absurdo!!! Todos tomam uma cervejinha no carnaval. Se mandassem todos soprar o bafômetro, não ia ter lugar para tantos presos. E presos porque? São criminosos? Foras da lei? Não, são brasileiros normais que nunca vão matar ninguém por embriaguez ao volante. Sou favorável sim, que se punam os casos excepcionais, os abusos, aqueles que realmente causam morte. E existem milhares de maneiras de cercar essas situações, basta ter vontade. Essa lei, da forma como está é abusiva e trata a grande maioria dos brasileiros como bandidos. Se querem realmente evitar que o álcool continue sendo um grande vilão para a nossa sociedade, não seria melhor proibir o seu uso? Sim, porque não proíbem o uso do álcool? Sabemos que é uma droga, que causa dependência. Mas ninguém quer enfrentar os grandes empresários do setor, não é mesmo? Dessa forma, todos somos vítimas de uma droga lícita, sucumbimos às maravilhosas propagandas (afinal a mídia nos leva a consumir o que querem) e nos tornamos bandidos. Francamente é uma aberração.