quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Post do Fernando Freitas

Espaço do Nando
“Recinto multiuso e festas populares”

Sempre defendi a ideia de que o recinto Alfredo Ellis Neto dispunha de grande espaço físico e boa infraestrutura para ser utilizado mais vezes por nossa comunidade, e que aproveitar aquela área quase que somente durante a FAIVE era praticamente um desperdício. E é com bons olhos que vejo a realização do carnaval popular de nossa cidade naquele espaço, ainda que para muitos, pairam dúvidas e incertezas quanto ao sucesso da iniciativa. Compreendo perfeitamente os questionadores, e tenho certeza que os mesmos assim procedem porque também querem o melhor para o nosso povo. E é assim que deve ser nas sociedades democráticas e abertas ao diálogo.


Mas creio que para que haja inovação, é preciso ousadia. Espero que durante o carnaval realizado no recinto, sejam adotadas as medidas de segurança necessárias, e que, nas proximidades do mesmo, a Polícia Militar dê o suporte necessário, assim como faz, com grande êxito, durante a feira agropecuária. O resto é com os foliões, que precisam preservar-se e zelar pela própria integridade física, independente do local da realização da festa. É uma questão de consciência, onde todos têm sua parcela de responsabilidade, adotando comportamentos óbvios, como por exemplo, não ingerir bebidas alcoólicas, em caso de assumir posteriormente a direção de um veículo.

Caso haja sucesso durante o evento, (e eu creio que haverá), penso que outras festas populares do nosso calendário poderiam também ser realizadas naquele espaço. Lembro-me que em uma entrevista, o prefeito Jorge Duran mencionou a ausência de uma festa junina de porte significativo em nossa comunidade. Acho uma ideia bastante oportuna, e que deveria ser colocada em prática no meio do ano.

Já imaginaram três ou quatro dias de festa junina no recinto, reunindo as mais diversas entidades assistenciais, igrejas, associações de bairros e tantos outros segmentos da nossa sociedade? Não seria legal ver os alunos da rede municipal de ensino dançarem as tradicionais “quadrilhas” em uma festa maior, ao invés de apresentarem-se somente nas quermesses de suas respectivas escolas? Acho também que um evento assim poderia priorizar shows de cantores locais e da região, exatamente com o intuito de prestigiá-los e divulgá-los.

A utilização constante do recinto com certeza irá promover a manutenção periódica daquele espaço, valorizando-o ainda mais, firmando o local como grande ponto de encontro social e cultural da nossa população. O recinto Alfredo Ellis Neto tem tudo para ser eclético e cada vez mais público. E para que isso ocorra, é preciso arrojo, criatividade e ousadia, ainda que porventura ocorram algumas falhas que só poderão ser corrigidas com a experimentação ao longo do tempo.

Fernando Freitas é funcionário público estadual e escreve às quartas feiras.

7 comentários:

Anônimo disse...

penço como vc adorei seu texto
vamos pençar numa festa bonita alegre e rezar pra tdo dar certo
algo diferenta pra nossa cidade

Anônimo disse...

PARABÉNS PELA EXCELENTE COLOCAÇÃO... ACREDITO TAMBÉM QUE A FESTA SERÁ UM SUCESSO... PRESIDENTE VENCESLAU MERECE. E A EQUIPE ORGANIZADORA JÁ ESTÁ DE PARABÉNS PELA INICIATIVA... SÓ TENHO A DESEJAR... SUCESSO!!!!

Anônimo disse...

Duvido que se fosse a administração passada, o funcionário público, autor da missiva e escancarado anti tucano, estaria com o mesmo pensamento. No mínimo pedia a festa de graça por ser um espaço público. Ou o autor não pensou nisso??

Anônimo disse...

ESQUECI DE DIZER MEU NOME, SOU ALINE E TRABALHO AQUI HÁ UM ANO... GOSTO DA CIDADE, ACREDITO QUE PRECISE DE SAUDE, TRABALHO ETC... MAS PRECISAMOS TAMBÉM DE ALEGRIA...

Anônimo disse...

Adorei o texto, é isso ai devemos incentivar essas boas idéias, a da festa junina achei muito legal, e tomara que de certo. Parabéns pelo lindo texto.

Anônimo disse...

MUITO BEM COLOCADO O TEXTO,QUE SEJA UMA BOA FESTA ,E SE PRECISO FOR CADA UM QUE SEJA RESPONSABILIZADO PELOS SEUS ATOS...

marco.sp disse...

muito bem,pois a idéia é otima...