A JUVENTUDE PEDE COLO...
"A velhice é uma tirania que proíbe, sob pena de morte, todos os prazeres da juventude" François La Rochefoucauld
Não acredito haver um sensato que não se pôs um minutinho, ao menos, na pele dos pais e dos demais familiares das vítimas do final de semana, cá e acolá… Tragédia de Santa Maria… Santa Maria mãe de Deus, porque havemos de parodiá-los?
O jovem pela sua própria condição, por sua coragem, às vezes irresponsável, precisa de colo. Carece de atenção, de quem o oriente e proteja-o ante o avantajar do mundo sobre si e o incontrolável desejo de conhecê-lo. E as vaidades, os hormônios e as paixões à flor da pele? Danem-se os riscos, dizem… Tudo é legal! O ilegal, ora tragicamente vem junto com um triste escorrer de lágrimas…
É preciso investir mais nos jovens, valorizar sua educação de maneira global, proporcionar-lhes ações culturais, esportivas e de entretenimento saudável, situações essas que possibilitem melhores rumos e que, em contrapartida, devolvam satisfatórios resultados sociais. É preciso acreditar neles…
Omitimo-nos quando desprezamos as ações de combate e prevenção às drogas – onde o tabaco e, especialmente, o álcool contribui catastroficamente com as fatalidades – e demais violências. Falhamos ante à prevenção das DST/AIDS [Doenças Sexualmente Transmissíveis], vez do aumento da infecção do HIV nessas faixas etárias. Erramos em não realizarmos campanhas educativas pela segurança no trânsito “com a cara da juventude” – com a cara daquele pós-adolescente grandalhão e da voz rouca que conquistou o seu primeiro automóvel… E, como a desproporcional tragédia do Rio Grande do Sul nos delatou, relegamos aos jovens lugares quaisquer…
Ranzinzas, reclamamos que o mundo já não é mais como o de antigamente e tal. Acabamos por formar cidadãos precoces ante a nossa desenvoltura essencialmente capitalista. Perdemos muito tempo em julgá-los, sem, contudo, participarmos adequadamente. Sem estender-lhes as mãos… Esquecemos que os jovens são indivíduos em fase de formação, que precisam de exaustiva orientação, da proximidade dos mais velhos, de carinho. Esquecemos que fomos jovens…
Para quem se adiantou, não há por aqui uma descabida pretensão em defender os cidadãos abrangidos por esse período da vida. Muito pelo contrário… Pretendo apenas exigir responsabilidade de “todos”! A juventude é uma saborosa e divertida fase. Se tenho o respeito que mereço, tive que ter atenção, de ser acolhido e encaminhado. Não há fórmulas mágicas! Para que possamos vivenciar menos tragédias é preciso, sobretudo, da educação dos pais e da maciça colaboração da sociedade…
Meus sentimentos!
___________________________________________
* Essa publicação estará disponível também em meu blog pessoal, “Blog do Olmo”: http://blogdoolmo.wordpress.com. Poste lá o seu comentário concordando ou não com esta opinião. Afinal, “a voz do povo é a voz de Deus”. Meu carinho!
* * Fernando Olmo é educador e conselheiro tutelar em Presidente Epitácio – SP [E-mail: fernandoolmoprof@hotmail.com]
3 comentários:
Valeu Fernando Olmo, vc é um genio,sempre trabalhando no meio social de uma comunidade. Fernando eu sou sua fã, sempre estou acompanhando os seus trabalhos.
Valeu fernado olmo pelo o seu trabalho, que vc tem feito mediante a sua comunidade, ai em pres epitacio. sou tua fâ. vereadora Carla Ziper
Olá Carla Ziper, tudo bem!
Faça o seu mandato valer a pena para a população venceslauense... Torço demais por você e sou teu fã...
FELICIDADE!
FERNANDO OLMO
Postar um comentário