Energia
PENTE FINO NA REDE ELÉTRICA
A Caiuá deu início à Operação Pente Fino na rede de distribuição de energia elétrica nas áreas centrais de Presidente Venceslau e Presidente Epitácio. As altas temperaturas motivaram a operação com vista a detectar áreas com riscos de sobrecarga de energia. “Já foram definidas as áreas que serão alvo da operação, o levantamento dos transformadores de distribuição já foi concluído e agora, trabalhamos nas medições das redes de distribuição. O objetivo é ter o diagnóstico para saber se há algum ponto com sobrecarga e atuar nestes casos de forma preventiva”, disse o coordenador de Planejamento do Sistema, Tiago Sanches. Segundo o coordenador, sempre que o cliente aumentar a carga instalada em sua unidade consumidora, seja estabelecimento comercial ou residência, é necessário informar a concessionária para verificar se a rede está dimensionada adequadamente para possibilitar o aumento sem prejudicar a coletividade. “Especialmente com a chegada do calor, a instalação de equipamentos de grande potência, principalmente os aparelhos de ar condicionado, requerem o redimensionando da rede de distribuição de energia afim de suportar o acréscimo de carga”, destacou. A atualização cadastral é um dever do consumidor de energia elétrica de acordo com a Resolução 414/2010 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O titular da unidade consumidora deve informar os tipos de aparelhos elétricos que possui em suas instalações e a potência dos mesmos. Para os consumidores que não realizam esta atualização, a legislação vigente prevê penalidades. “Se o consumidor aumentar a carga instalada sem a devida comunicação à concessionária e ocorrer perturbações na rede elétrica acarretando interrupções do fornecimento aos demais consumidores, a legislação prevê inclusive a possibilidade de suspensão do fornecimento de energia mediante notificação”, orientou o coordenador. As informações geradas a partir deste levantamento que é feito nas áreas centrais das cidades, ainda segundo Sanches, “serão usadas para elencar os pontos críticos e indicar as ações emergenciais para minimizar os impactos dos desligamentos acidentais provocados por sobrecarga”, disse o engenheiro. Diante deste esclarecimento, "convocamos todos os consumidores que adquiriram algum equipamento elétrico e que não esteja regularizado perante a concessionária, que entre em contato através do CAC (telefone 0800 70 10 326) e para que realize a devida atualização, evitando as penalidades previstas, e principalmente ajudando no dimensionamento adequado das instalações elétricas garantindo assim, o fornecimento de qualidade a todos os consumidores", concluiu Sanches.
Um comentário:
SERIA BOM QUE DESSEM U AQUI NO PAINEIRAS PORQE BASTA COMÇAR CHOVER NO RIO GRANDE DO SUL QUE JÁ CAI A ENERGIA AQUI
É UMA VERGONHA
AGORA A NOVIDADE É DESLIGAR UMA FASE SÓ COMPROMETENDO OS APARELHOS ELÉTRICOS
E JÁ FAZ TEMPO ESSE PROBLEMA SEM NENHUMA SOLUÇÃO AGORA VEM FALAR EM RECADASTRAENTO QUE É DEVER DO CONSUMIDOR, BLA BLA BLA
PRIMIUA FAÇA A PARTE DELA E DEPOIS VOLTAMOS A CONVERSAR
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