sábado, 15 de dezembro de 2012

Central de escutas

Polícia
DELEGADOS PEDEM INVESTIGAÇÃO SOBRE SUPOSTA CENTRAL DE GRAMPOS NA PM
iFronteira
O departamento Jurídico da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adpesp) protocolou nesta sexta-feira, 14, pedido de instauração de inquérito na Delegacia Geral de Polícia para que se apure suposta prática ilegal de grampos que seria comandada pelo coronel da Polícia Militar Homero de Almeida Sobrinho, na sede do comando da Polícia Militar de Presidente Prudente, a mando do ex-secretário de Segurança Pública (SSP) do Estado, Antonio Ferreira Pinto.

O caso
O caso veio à tona após reportagem do jornal Oeste Notícias publicada na última quarta-feira, 12, e repercutida pela Folha de S.Paulo nesta sexta-feira, 14. A suspeita é que a central funcionava numa sala disponibilizada pela SSP dentro do Comando de Policiamento do Interior Oito (CPI-8), sediado em Presidente de Prudente, onde nem mesmo o comando da região tinha acesso. Conforme os jornais, o grupo era formado por cerca de 40 policiais militares e foi criado em 2006, quando Ferreira Pinto ainda era secretário da Administração Penitenciária (SAP). Seu principal objetivo seria monitorar presos da facção criminosa que age dentro e fora dos presídios paulistas, porém, dentre as cerca de 500 linhas monitoradas, também estariam grampeados delegados, policiais e jornalistas. Depois da SAP, Ferreira Pinto foi para a Secretaria de Segurança Pública, de onde saiu em novembro, durante a onda de violência em São Paulo. Seu substituto na SSP, Fernando Grella Vieira, dispensou o coronel da reserva Homero de Almeida Sobrinho e teria desativado o grupo de escutas ilegais no CPI-8. Segundo a Associação dos Delegados, a preocupação é que haja mais centrais de “espionagem” e que inocentes com telefones interceptados tenham morrido durante a guerra entre a PM e a facção criminosa. De acordo com a presidente da Adpesp, Marilda Pansonato Pinheiro, é preciso saber a extensão desta ação. “Como foram feitas as interceptações? Quem pediu? Quem autorizou e quem foi interceptado?”, questiona. Em nota, a Adpesp informa que também finaliza ofícios e representações para órgãos como a Ordem doa Advogados do Brasil (OAB), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ouvidoria da Polícia, Procuradoria Geral de Justiça e Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Procurado pelo reportagem, até o momento o CPI-8 não se posicionou sobre o caso. O coronel aposentado Homero de Almeida Sobrinho e o ex-secretário Antonio Ferreira Pinto não foram localizados para comentar o assunto.

13 comentários:

Anônimo disse...

eu acho perfeitamente normal a polícia usar este recurso é uma maneira de se descobrir o que o crime organizado esta pretendendo,e se evitar o pior.As autoridades deviam ao invés de se preocuparem com isto ,criarem leis para coibir a criminalidade .Só no Brasil que a gente vê esta feira livre na frente de uma penitenciária,aonde preso tem até direito a visita íntima.Preso é preso,tem que pagar pelos crimes que cometeram.Direitos humanos para preso só existe em países de políticos demagogos como o Brasil,quero ver nos Estados Unidos se preso tem esta mordomia.Deixem a polícia trabalhar em paz e cumprir com sua obrigação.

Anônimo disse...

Continua funcionando a milhão. Toninho voce esta no grampokkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Anônimo disse...

DEVE SER O TAL DOS DIREITOS HUMANOS QUE ESTÁ SE SENTINDO ... E SE SAI COM ESSA!!

Anônimo disse...

É claro Toninho que sempre é assim na hora de querer uma resposta para alguma coisa que aconteceu os envolvidos não são encontrados ou não querem dar qualquer informação.Esse é o nosso BRASSSSIIIILLLLLLLL!!!!!!!!

Anônimo disse...

Vivemos num Estado Democrático de Direito, onde existe a CF/88, lei penal, processual penal, portarias, regulamentos e outras tantas leis extravagantes...Se não obedecermos as regras vira anarquia, como está agora. Interceptação telefônica se faz sob a égide de uma lei reguladora. Imagine que a PM faça interceptação de quem achar por bem? Era o que faltava...

Anônimo disse...

não é contra a OM que devemos ficar, e sim, contra um secretario autoriatário que em nome da "justiça" e da "ordem" grampeia telefone.
Muitos ASP's - principalmente, quem trabalha na CROESTE teve seu fone grampeado e pq? Para intimidar e não denunciar os abusos cometidos pelos coordenadores, diretores e tantos outros.
Só em um país autoritario usa-se metodo excusos para "controlar" os opositores.

Os presos são uma desculpa perfeita para VOCÊ ter a sua intimidade desvastada.
Fica a Dica. Chega de dirigentes autoritários !!!

Anônimo disse...

Não perceberam que a ausência do monitoramento resultaria em maiores tragédias. O Brasil tem a mania de exaltar criminosos. Os justos sofrem uma grande baixa por conta daqueles que têm a esconder.

Anônimo disse...

Sou policial e todo mundo sabia dessa central... polícia civil, militar (é claro), delegados, juízes, promotores, oficiais, pessoal da SAP, diretores de presídio (principalmente, etc... Agora que rodou o secretário de segurança pública (que nunca entendeu de segurança), querem fazer barulho em cima dos grampos da PM... é pá acabá...

Anônimo disse...

grampos em cima de jornalistas ou qualquer pessoa, chama se ditatura para alguns que defendem estes grampos não tem noção do que realmente é um Pais sem lei, existe a lei para isto foram militares que acabou com nossa juventude do passado e este que diz esse tal de direitos humanos respeite pois nem sabe o que diz direitos humanos é para todos cidadãos vai estudar um pouco e entender o que é direitos humanos.

Anônimo disse...

SOU CIDADÃO DE BEM,NAO TENHO ANTECENDENTES CRIMINAIS,E MEU CELULAR ESTA RASTREADO,EU NAO ACHO ISSO JUSTO,AFINAL TODOS DA PM AQUI EM VENCESLAU SABE MUITO BEM QUEM É BANDIDO E QUEM NAO É,É PRA ACABA MESMO.

Anônimo disse...

Na verdade não há provas sobre nada, o próprio jornalista se disse "grampeado" mas nem queixa vai dar. O recurso, caso tenha sido usado, é válido sim, desde que evite ações criminosas.

Anônimo disse...

Olá Toninho, estou com o pessoal que se manifestou ás 09:42; 19:16 e 19:39. Se voce é limpo não tem que temer grampo de quem quer que seja. A Associação dos Delegados esta preocupada com o que? De que lado ela esta?Não estou entendendo. Tem alguem pra explicar? Também não morro de amores por esse Coronel mas uma das reportagens diz que ele estava à mando do ex-secretario de Segurança e certamente tinha o aval da promotoria e de algum Juiz de Direito. Porque não vão em cima do ex-secretario? E você internauta de que lado esta heim? Manifesto-me pela indignação que esta Associação desperta.

Anônimo disse...

Indignacao pela legalidade. Fazer coisa errada justificando fazer justica, entao pra que lei, poder judiciario.