quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Filtros solares

Consumo
TESTES REPROVAM FILTROS SOLARES
Folha de São Paulo
Entre dez marcas de filtros solares de uso adulto à venda no país, duas têm menos da metade do FPS (Fator de Proteção Solar) declarado no rótulo, segundo teste encomendado pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor). A avaliação incluiu produtos das marcas L'Oreal, La Roche-Posay, O Boticário, Coppertone, Cenoura e Bronze, Sundown, Avon, Nivea, Banana Boat e Red Apple, todos com FPS 30. Os produtos foram submetidos a análise para checar o fator de proteção, além de passarem por testes de irritabilidade, entre outros.

Resposta
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos afirmou que refuta os dados da Proteste e que o teste usa métodos não reconhecidos. As marcas afirmam que seus produtos são testados seguindo protocolos internacionais de qualidade e que discorda dos resultados da Proteste e que cumprem as normas de certificação da Anvisa.

2 comentários:

Anônimo disse...

as outras marcas tudo bem mas da la roche ae no meio dessa lista muito me admira..qual é esse la roche q entrou na lista alguem sabe me dizer?

Anônimo disse...

Antes de saber os resultados, entenda alguns conceitos.
Primeiro: diferença entre FPS e UVA
O FPS mede a proteção contra os raios UVB (mais perigosos, queimam a pele e aumentam os riscos de lesões cancerígenas fatais). O valor do FPS informa o tempo a mais que você pode se expor ao sol, em comparação ao período que começaria a ter queimaduras caso não tivesse passado protetor. Por exemplo, com o FPS 30 você vai demorar 30 vezes mais para se queimar do que se não tivesse aplicado o produto.
O FP UVA mede a proteção contra os raios UVA, que causam escurecimento da pele, envelhecimento precoce e aparecimento ou piora do câncer.
Agora sim, vamos ao que interessa:
Dos protetores avaliados no teste para eficiência do FPS 30, o Nivea Sun e o Banana Boat são os piores por não cumprem com a indicação do rótulo. Vendem proteção 30, mas têm somente 13 e 10, respectivamente.
O Boticário, Sundown, Avon, Coppertone e Red Apple também foram considerados ruins, por terem FPS abaixo do anunciado: 25, 26, 27, 27 e 27, respectivamente. Os mais bem avaliados nesse item foram o L’Oreal Solar Expertise e o La Roche-Posay Anthelios Hélioblock. Quanto aos infantis, pode confiar: todos informam o FPS correto.
Já em relação à proteção UVA, Red Apple, para crianças, foi mal avaliado por apresentar uma proteção abaixo do esperado. O mesmo aconteceu com os protetores para adultos Cenoura&Bronze e Red Apple.
Os protetores Nivea Sun, Anthelios, Avon, Banana Boat (para adultos) e Sundown (adulto e infantil) não são eficazes no que se refere à fotoestabilidade. Quanto à resistência na água, nenhum dos produtos sai facilmente.
Avon e Nivea se espalham muito bem na pele:
Ao aplicar o produto, Nivea Sun, Anthelios, Banana Boat (adultos) e Solar Expertise (adultos e crianças) são líquidos demais, não facilitando o uso por escorrerem muito quando se aperta o frasco. Entre os que se espalham mais rápido e são mais facilmente absorvidos pela pele, estão Avon e Nivea, além dos infantis Huggies, Sundown e Red Apple.
Alguns produtos dizem ser, ainda, hidratantes. Os únicos que realmente se saíram muito bem nisso foram Solar Expertise, para adultos, e Nivea Sun infantil. Já em relação a uma possível irritação da pele, apenas o infantil Solar Expertise se mostrou levemente irritante.
Melhor do teste: a PROTESTE elegeu como melhores escolhas o Nivea Sun Infantil e o Solar Expertise Adulto.
fonte: http://www.blogdasaude.com.br/saude-fisica/2012/11/29/projeto-verao-teste-mostra-qual-protetor-funciona-de-verdade/