Cultura
OFICINA CIRCENSE E TANGO ‘HUMORÍSTICO’
Assessoria de Imprensa
O Anfiteatro Municipal “Nelson Reis Oberlander”, em Presidente Venceslau, abrigará na próxima sexta-feira, 09, duas atividades culturais gratuitas e abertas à população. Uma delas é a Oficina de Palhaço “A Arte de Errar”, ministrada pela atriz argentina Julieta Zarza. A oficina, que integra o projeto Circolação do Sesc-SP (Serviço Social do Comércio de São Paulo), visa oferecer a prática das variadas linguagens da cultura circense ao público infanto-juvenil trabalhando a técnica conhecida por clow, aprimorando dessa forma a presença cênica com o improviso, o contato direto com o público, o estado vazio, a escuta do parceiro, a manipulação de objetos, o ritmo, e principalmente com o universo pessoal de cada indivíduo. Julieta afirma que o palhaço - ou clow -, “reside em cada um e que não é um personagem que se cria”. Ela garante ainda que através da técnica, consegue-se descobri-lo, revelá-lo e desenvolver o universo lúdico, criativo, pessoal e único de cada pessoa, entrando num caminho de autoconhecimento profundo, de forma leve e divertida.
Como participar
Para participar da oficina não é preciso ter qualquer conhecimento prévio sobre o assunto. Interessados devem se inscrever diretamente no Centro Cultural “Salvador Lopes” até o meio dia de sexta-feira. A atividade acontece das 14h às 16h, sendo disponibilizadas 30 vagas para pessoas de todas as idades.
Espetáculo
Também na sexta-feira, às 18h, será apresentado o “Mini Cabaré Tangueiro”, no anfiteatro venceslauense. Criado, dirigido e interpretado pela argentina Julieta Zarza, os espectadores mais exigentes poderão contemplar o melhor da dança e da música rio-platense, especialmente conduzida pela palhaça Zulpeta. “É um solo onde a manipulação, o humor e a participação do público surpreendem e emocionam a cada instante”, adianta Julieta. De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura de Presidente Venceslau, que promove as atrações em conjunto com o Sesc Thermas de Presidente Prudente e o Sindicato Patronal do Comércio Varejista do Pontal do Paranapanema (Sincomércio), são disponibilizados 100 lugares para o espetáculo. “Tanto a oficina circense, quanto o Mini Cabaré Tangueiro, são abertos ao público de todas as idades. Importante ressaltar que são gratuitos, mas devem obedecer ao limite de vagas oferecidas”, explica Elizabeth Oberlaender, chefe do setor de Cultura da Semec.
A atriz
Intérprete, criadora e multidisciplinar, Julieta Zarza é argentina e trabalhou na Espanha, Chile, Bolívia, Perú, Argentina e Brasil, onde mora desde 2007. Nascida em Mar del Plata, Julieta estudou dança, teatro, direção teatral, circo, percussão e canto. Ademais investiga há 15 anos técnicas de improvisação, especificando-se no contato improvisação, no tango dança e no clown teatral. Como encenadora tem criado espetáculos sobre as culturas americanas originárias e o papel da mulher na sociedade. Sempre com o objetivo de divulgar e conectar a cultura latino-americana, através da arte relacional e da educação vivencial. Em São Paulo, trabalha profissionalmente produzindo cultura, como intérprete-criadora, educadora ou produtora.


3 comentários:
Falou que é cultura... Cadê os comentários???????
verdade comentarios existem varios ,mas quando e sobre penitenciarias tiros obras da cidade ai tem varios ou melhor tem varias criticas porq e akilo critica e facil em relaço a cultura todos deveriam apresciar para quem sabe asim aprenfdesce alguma coisa pois uma pessoa culta aprende a ver as coisas com outros olhos e nao so criticar.ex obras da NEWTON PRADO construçao de um condominio na antiga matarrazo quando mais casas e ainda mais um condominio maior o consumo isso reflete na cidade mais dinheiro e asim mais desenvolvimento !!
Parabéns ao Sincomércio que atua sem barulho na área da cultura.
Postar um comentário