Saúde
COMBATE CONTRA A DENGUE
Plano de Intensificação da Dengue visa a prevenção ao surgimento de potenciais criadouros do mosquito antes e durante o período das chuvas
Assessoria de Imprensa
Com o objetivo de prevenir e alertar a população sobre o perigo da dengue, o Núcleo de Controle de Endemias (NCE), órgão ligado a Vigilância Epidemiológica, colocou em andamento o Plano de Intensificação da Dengue, uma operação especial que intensifica os trabalhos de visitação em residências e de orientação visando evitar a existência ou formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Esta ação acontece em todas as regiões do município, se antecipando à chegada da estação das chuvas, período que vai de novembro a março, quando se constata maior proliferação dos mosquitos e incidência da doença. A iniciativa tem a participação direta dos agentes de controle de endemias e dos agentes comunitários de saúde, bem como do apoio logístico da Secretaria de Obras, que cederá caminhões basculantes para coletar materiais que apresentem potencial risco de servir de criadouro do mosquito. Ao mesmo tempo em que alerta para a questão do Aedes, os profissionais de saúde da prefeitura também prestam informações para evitar o aparecimento do mosquito palha, transmissor da leishmaniose. De acordo com Juliana de Oliveira Ribeiro, supervisora de Informação, Educação e Comunicação do NCE venceslauense, o esforço concentrado consiste em mobilizar os moradores para que efetuem a limpeza de seus quintais, eliminando latas, pneus, garrafas, vasos, galharias, móveis ou sofás velhos que se encontram jogados, bem como todo tipo de material inservível que favoreça o surgimento do mosquito da dengue, ou outros que, em estágio de decomposição, sirvam de abrigo e contribuam para a proliferação do mosquito palha. Rosimeire dos Santos Melo, encarregada de equipe do NCE, informa que todo o material inutilizável será recolhido em datas pré-estabelecidas, que serão informadas pelos agentes no momento em que visitarem as residências. “Entulhos provenientes de construção não entram nesta ação”, ressalta. Rosimeire solicita à população que colabore com o serviço de saúde permitindo a entrada dos agentes para vistoria dos quintais. “Tanto os agentes de controle de endemias, quanto os agentes comunitários de saúde, estão devidamente uniformizados e identificados com crachás”, destaca Rosimeire. “Se ainda assim o morador tiver alguma dúvida, pedimos para que ligue para o NCE, no telefone 3271-7900”, completa. Outra preocupação do NCE é quanto às pessoas que viajam e possam vir a contrair dengue fora do município. “Com os feriados prolongados e a chegada do período de férias, muitas pessoas aproveitam para viajar. É importante que, dias após regressarem a Venceslau e começarem a sentir alguns sintomas como febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, manchas vermelhas na pele, entre outros, procurarem com urgência a Unidade Básica de Saúde mais próxima”, alerta Juliana.
Casos
Dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica Municipal apontam que em 2012, Presidente Venceslau registrou 76 casos de dengue, sendo 11 importados e 65 autóctones.
2 comentários:
denunciar, multar e sei lá mais o que, de algum morador pode.
só falta os agentes terem coragem e também pedir para fotografar a vergonha que é o lago se assim se pode chamar que existe ao lado da quadra do digão.
Parabéns Katia dos Anjos, pelo trabalho. Continue sempre lutando contra o mal da dengue!!! ( Observação: Voce esta arrasando nesta foto!!!)
Postar um comentário