quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Tratamento de esgoto

Cidade
LICITAÇÃO PARA TRATAMENTO DE ESGOTO
Assessoria de Imprensa
A Secretaria de Planejamento de Presidente Venceslau realizou as reuniões previstas no cronograma de apresentação do projeto de construção das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) do município. A informação é do secretário da pasta, Paulo César Lopes Feriani. Os dois encontros fizeram parte da fase preliminar da obra, e que tiveram o objetivo de apresentar o projeto às empresas interessadas em participar do processo licitatório que tem data marcada para acontecer. “Apresentamos o projeto e sanamos as dúvidas das construtoras interessadas. Acreditamos que aquelas que participarão da licitação sabem agora, em detalhes, todos os procedimentos técnicos envoltos à obra”, informou Feriani. Conforme o secretário, a abertura dos envelopes com as propostas para a construção da ETE Norte acontece na próxima quinta-feira, 25, da ETE Sul, no dia 30 desse mês. Tanto na reunião ocorrida sexta-feira passada, quanto na ocorrida ontem, 23, pela manhã, empresas enviaram seus representantes, que acompanharam atentamente as explicações. De acordo com os projetos, a ETE Norte será uma estação compacta forçada e a ETE Sul será composta por lagoas de decantação. Feriani ressalta que as obras terão, além da supervisão da Prefeitura, o acompanhamento direto do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), uma vez que os recursos na ordem de R$ 18 milhões virão do governo de São Paulo, através da Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, por meio do Programa Água Limpa.

ETEs
A ETE “Norte” será instalada em área adquirida pela administração municipal na rodovia PSV-060, km 25+850 metros, no bairro Aymoré - sentido Campinal, à direita. O Ribeirão do Veado será o receptor do esgoto tratado. Quando concluída, a estação será a responsável pelo tratamento de 40% do esgoto coletado pelo município. A ETE “Sul”, por sua vez, que tratará os outros 60% de todo o esgoto coletado, será construída na SP-563 (rodovia General Euclides Figueiredo), km 73+690 metros, sentido Marabá Paulista. O córrego Fortuna será o receptor. As multas ambientais envoltas à falta de tratamento do esgoto já ultrapassam R$ 21 milhões.

Um comentário:

Anônimo disse...

parceria perigosa, já em tempos de outrora o DAEE está querendo dominar os municípios autônomos, com o engôdo de que fornecerá parecer técnico e verbas; futuramente haverá de se descobrir que nas entre linhas desses contratos não aparecerão textos em caracteres minúsculos relatando que apos toda a obra pronta o DAEE terá a concessão de administração quiça por um período de 25 anos???

consequentemente, os valores das contas de consumo terão uma percentagem absurda de reajuste, tornando a classe de baixa e sub renda a caminho da inadimplência, sem falar que poderão advir manobras no fornecimento podendo assim só passarmos a ter água em dias pre determinados.

por ter visão de empreendedorismo somente a curto e medio prazo a maioria dos administradores não procuram ver o impacto de certas atitudes até bizarras a longo prazo.

será que em venceslau não temos técnicos e engenheiros para realizar tal empreendimento???
com certeza se fosse feita uma chamada pública para o assunto ser discutido com profissionais gabaritados apresentariam-se vários; mas iriamos de contra a árvore genealógica de tais profissionais caso não tivessem nome ou sobre nome deste berço feudal.

atitudes deste porte, na qual ainda muitos municípios de pequeno e medio porte perdem não só profissionais como a instalação de novas empresas; por serem considerados feudos por seus administradores.