sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Privatização do policiamento

Segurança
SEGURANÇAS PRIVADOS E POLICIAIS
Folha de São Paulo
O Brasil é o segundo país das Américas na proporção entre seguranças privados e policiais, dos 22 com dados disponíveis: são quase cinco agentes particulares para cada um do Estado, mais do que o dobro da média regionalA informação está no Relatório sobre a Segurança Cidadã nas Américas em 2012, que deve ser lançado hoje pela Organização dos Estados Americanos, em Washington. Segundo o documento - que combina dados de governos federais, polícias, institutos de estatísticas e ministérios dos 34 países da região nos últimos dez anos -, o ranking de privatização do policiamento é liderado pela Guatemala, com 6,7 seguranças para cada policial. O Brasil (cujo índice de homicídios por 100 mil habitantes, 21, é metade do guatemalteco) tem 4,9; em seguida vem o Chile, com três. Os EUA, conhecidos por empresas gigantescas no setor, têm 1,5 segurança para cada policial. A média regional é de 2,3.

6 comentários:

Barbosa disse...

A frase "Nunca serão" vem muito a calhar nesta informação, Comparar policiais com segurança ´privado é no mínimo injusto, pois principalmente em São Paulo o estado investe pesadíssimo no treinamento e capacitação de seus agentes inclusive hoje o Curso de Formação de Soldados é denominado e executado como Escola Superior de Soldado.
Erros de uns, imagem arranhada no todo pois instituições como a PMESP é alvo fácil para críticas e ataques diante atitudes isoladas de alguns clientes internos.

Anônimo disse...

Sr BARBOSA ,PRIMEIRAMENTE VC DEVE TER RESPEITO E CARATER.RESPEITAR AS PROFISSOES QUE TB FAZEM PARTE DA AREA DE SEGURANÇA.OS SEGURANÇAS PARTICULARES SÃO UMA FORÇA COMPLEMENTAR A POLICIA MILITAR.POR ISSO,RESPEITE OS SEGURANÇAS E SUAS INSTITUIÇÃO,POIS PODER DE POLICIA CABE A CADA CIDADÃO EM SEU DIREITO.

Anônimo disse...

Se os vigilantes não tivessem seus valores ,eles não estariam trabalhando em bancos,escolas empresas,condominios,bailes,eventos em geral e etc...!No entanto que muitos de vcs querem tomar o lugar do vigilante(segurança) em seus horarios de folga.('nunca serão").

Camatari disse...

A segurança privada é uma profissão que além de legítima, deve ser a cada dia mais valorizada e respeitada, pois é meio de sustento para muitos pais de família honestos e compromissados. Em países como o Brasil, onde problemas sociais são latentes, é essencial que o particular faça a sua parte no que tange à segurança, pois, o próprio texto constitucional diz em seu artigo 144, "A segurança pública, dever do Estado, direito e RESPONSABILIDADE de todos...". No entanto, devemos apartar Polícia e Segurança Privada, uma vez que o primeiro visa garantir as leis, os interesses sociais, e o segundo visa atender interesses pessoais, particulares. Outra coisa importante é comparar números de forma ética e justa, não se compara números de países menos desenvolvidos, com números de países ultra desenvolvidos, é o mesmo que querer comparar um Gol à uma Ferrari, Gol deve ser comparado com Uno, com Fiesta e outros carros populares da mesma categoria. Portanto, não devemos comparar números da segurança pública do Brasil com os números do Japão ou Inglaterra, que são países de avançada cultura milenar, pequenos, ricos, que a polícia trabalha desarmada, que a população anda desarmada, que o índice de homicídios é quase zero, etc. Não devemos comparar números do Brasil, um país colonizado para se tirar proveito e cuja população ainda se comporta como tal, com números dos Estados Unidos, que foi colonizado para ser povoado e se morar com qualidade. Entendo essa notícia veiculada pela Folha de São Paulo como mais uma notícia com título polêmico que visa apenas VENDER. Fosse assim deveríamos comparar a Folha de São Paulo com suas mil folhas de publicidade, com o "The New York Times".

Anônimo disse...

Muito bem colocada a explicação do Ten Camatari.É a mesma coisa que comparar um soldado com um Tenente.Pode se ver que o modo de entender e de explicar do Tenente Camatari ,é totalmente diferente do soldado Barbosa.

Barbosa disse...

"POIS PODER DE POLICIA CABE A CADA CIDADÃO EM SEU DIREITO" ass: Anônimo das 10:47 de 15 de setembro.
Você sabe o que é poder de policia?

"Se os vigilantes não tivessem seus valores ,eles não estariam trabalhando em bancos,escolas empresas,condominios,bailes,eventos em geral e etc.." ass: anônimo das 13:53 de 15 de setembro.
A comparação na informação publicada é injusta,e os vigilantes são importantíssimos para suas respectivas empresas.
"É a mesma coisa que comparar um soldado com um Tenente" anônimo das 09:12 de 18 de setembro.
Percebe-se que o anonimato fortalece o senso crítico das pessoas em contrapartida mostra a ignorância do leitor quanto ao assunto abordado.