sábado, 4 de agosto de 2012

Leishmaniose

Saúde
SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A LEISHMANIOSE
Assessoria de Imprensa
A partir de segunda-feira, agentes do Núcleo de Controle de Endemias (NCE) estarão mobilizados em diversas atividades para educar, prestar esclarecimentos e alertar a população sobre os riscos e a prevenção da leishmaniose. A ação coincide com a Semana Estadual de Mobilização Contra a Leishmaniose, que ocorre entre os dias 6 e 10 de agosto. Conforme o cronograma divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria de Saúde, haverá em Presidente Venceslau palestras, distribuição de material informativo e pedágio educativo. Postos móveis de coleta de sangue canino para detecção da leishmaniose serão montados em cinco regiões da cidade. 


Agenda
Segunda-feira, 6 - A equipe do NCE estará concedendo entrevistas à imprensa falada e televisada da cidade. No mesmo dia, haverá posto de coleta de sangue canino das 8h30 às 16 horas na praça da Vila Luiza.


Terça-feira, 7 - Atividades de entrega de materiais informativos e intervenções educativas na Unidade Básica de Saúde do Centro, no Ambulatório Municipal, praças, terminal rodoviário e mercados. Das 8h30 às 16 horas, a praça da Sumaré abrigará o posto móvel de coleta de sangue canino.


Quarta-feira, 8 - Durante a feira livre, os agentes de controle de endemias estarão distribuindo materiais informativos entre os feirantes e consumidores. Antes, se reunirão com lideranças religiosas para firmar apoio na divulgação de informações sobre a doença, sobre sinais, sintomas e manejo. Paralelamente, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Morada do Sol estará funcionando o posto móvel de coleta de sangue canino, das 8h30 às 16h.


Quinta-feira, 9 - O grupo da terceira idade atendido pela Unidade Básica de Saúde da Vila Vicentina participará de palestra sobre os riscos e cuidados contra a leishmaniose. Na praça da matriz, o posto móvel de coleta de sangue canino estará à disposição da população das 8h30 às 16 horas.


Sexta-feira, 10 - Fechando a semana, os profissionais da área de saúde estarão no cruzamento entre as avenidas Princesa Isabel e Newton Prado realizando bloqueio educativo com a entrega de folhetos. Na praça do Jardim Ipanema, a equipe do NCE estará coletando sangue canino para detecção da leishmaniose das 8h30 às 16h.

12 comentários:

Anônimo disse...

E para todos estes cachorros "abandonados" na rua, vai existir algum controle ou pessoal designado para a coleta de sangue desses bixinhos??? A prefeitura deveria manter um serviço de arrecadaçao de animal, ja que em nossas ruas existe muitos animais abandonados.

FATIMA disse...

tem 1 mea e meio ligo para eles virem ver uma cachorrinha que achei na rua ela esta com todos os sintomas mas ate agora nao veio ninguem moro com minha mae ela tem 84 anos e nao sai de casa por issso tem sempre gente em casa por favor né obrigada .

Lucia disse...

Parabéns ! Núcleo de Controle de PV pela inciativa de divulgar os conhecimentos sobre a leishmaniose. A população da cidade precisa de saber e conhecer sobre as medidas de proteção tanto para o homem como para o animal. Não esperar pelo serviço municipal um atendimento particularizado. As pessoas precisam aprender que PV é uma cidade com a circulação do parasito doença e isto é muito grave!
Melhor caminho é a guarda responsáveis de animais, ou seja higiene, coleira anti-insetos e não acumular matéria orgânica nos quintais para o controle do mosquito palha, inseto responsável pela transmissão.
Eu sou Lúcia Henriques Coordenadora da Campanha no Estado de São Paulo.

Anônimo disse...

E agora que o Nucleo de Endemias pensou em fazer PREVENÇÃO?
TAMBÉM, JÁ TEM 17 CASOS DE LEISHMANIOSE EM HUMANOS.
COLETAR SANGUE DE ANIMAL INOCENTE É MUITO FÁCIL, SACRIFICÁ-LOS É MAIS FÁCIL AINDA.
DIFÍCIL É DIZER AO MORADOR QUE ELE TEM DIREITO A UMA CONTRA-PROVA.

NÃO BASTA APENAS EDUCAR A POPULAÇÃO, É NECESSÁRIO AGIR. AGORA É ÉPOCA DE ELEIÇÃO, TUDO VAI ''FUNCIONAR'' QUE É UMA BELEZA.
PENSASSE NISTO HÁ 2 ANOS ATRÁS, ANTES DE AUMENTAR O NÚMERO DE CASOS DE LEISHMANIOSE EM HUMANOS.

O PROBLEMA NÃO É O CACHORRO. O PROBLEMA É O RELAXO DO SER HUMANO E A MANIA DAS ''AUTORIDADES'' MUNICIPAIS/ESTADUAIS E FEDERAIS, DE POR A CULPA NO CACHORRO, MAS SE ESQUECEM QUE QUALQUER ANIMAL, ESTÁ PROPÍCIO A DESENVOLVER A DOENÇA.

E OUTRA, VAI TER PALESTRA?
ENTÃO, CONTRATE UM MÉDICO INFECTOLOGISTA, ELE IRÁ DIZER QUE O SER HUMANO INFECTADO COM A DOENÇA, TBM TRANSMITE A DOENÇA PARA O MOSQUITO.

SOBRE OS ANIMAIS DE RUA: DEVERIA EXISTIR UM MÉDICO VETERINÁRIO DE VERDADE NESTA CIDADE, QUE ESTIVESSE CIENTE DA NECESSIDADE DE RETIRAR ANIMAIS DA RUA, MAS NÃO PRA SACRIFICAR.
QUE TIVESSE UMA POLÍTICA EFICIENTE QUE CASTRASSE E VERMIFUGASSE ESTES ANIMAIS, FAZENDO UM CONTROLE DE NATALIDADE, E UM TERMO DE RESPONSABILIDADE DOS DONOS SOBRE A POSSE RESPONSÁVEL DESTES ANIMAIS.

VENCESLAU ESTÁ NA HORA DE SE ESPELHAR EM OUTRAS CIDADES QUE FAZEM ESTE SERVIÇO.
ESQUECI... MATAR OS ANIMAIS É MAIS FÁCIL!

Anônimo disse...

Moro na Morada do Sol e quero saber quem será o profissional QUALIFICADO que vai palestrar sobre Leishmaniose?
Porque neste Núcleo de Endemias, não existe ninguém qualificado para se falar disto, muito menos quem se julga veterinária lá dentro, que nunca exerceu a profissão.

Eu tenho um cachorro e chamei este pessoal na minha casa e eles falaram q eu tinha q entregar meu animal, mas nem exame eles fizeram. EXISTE ISTO?
DAR DIAGNÓSTICO SEM FAZER EXAME?
QUE DIACHO DE VETERINÁRIA É ESTA?

Lucia disse...

Há muita confusão sobre o entendimento da Leishmaniose. Por isto é importante que as duvidas sejam esclarecidas pela Núcleo de Controle de Endemias de PV. São pessoas capacitadas e treinadas sim. Ao invés de criticas as pessoas deveriam se apropriar de conhecimentos antes de sair falando bobagens. Somente na India e no Sudão o Homem é reservatório do parasito. Isto quer dizer que a doença ocorre de homem para homem pela picada do inseto. Nos demais países a doença tem como reservatório do parasito os animais. Mais um esclarecimento: o exame sorológico em cães tem o objetivo de detectar a doença antes mesmo aparecerem sintomas e rapidamente serem eliminados, para que não infectem mais insetos e estes infectem mais animais e consequentemente as pessoas. Esta estratégia é do M. Saúde seguida pelo Estado de SP, demais estados brasileiros e também em nível mundial. A doença é nova no nosso estado e por isso os municipios ainda não tem estrutura adequada. Cabe o Núcleo reivindicar a contratação de mais Med. Veterinários para atender a demanda espontânea (os chamados da população) pois assim o Núcleo se fortalece com adesão da população às estratégias de controle. Caso a população não esteja satisfeita procure realizar um Encontro sobre Leish no município, convide as autoridades competentes para esclarecimentos. Existe um Comitê de Leish do ESP e um Núcleo de Leish do Estado dos quais faço parte. Ainda existe a Regional da SUCEN de Presidente Prudente que com certeza responde muito bem sobre as questões de leish.

Lucia disse...

Resposta a dúvida da contraprova, tratamento e vacina em animais.
Contraprova: a população tem direito de realizar quantas quiser. Mas cuidado. O MS indica poucas lugares (clinicas) com controle de qualidade.
Tratamento: É proibido pelo MS, pois o medicamento para tratar os animais é o mesmo para Humano. São caríssimos e importados. Os Serviços de Saúde oferecem gratuitamente somente para o H.
Vacina: Não é recomendada pelo MS, pois as vacinas existentes ainda não tem comprovação da eficácia, portanto não são registradas pelo MAPA (Ministério da Agricultura).
OBS: Em uma área endêmica como PV, podem realizarem contraprovas,vacinarem e tratarem (clandestinamente diga-se de passagem) mas uma coisa precisa ser esclarecida: mesmo com tudo isso, o animal tem grande probabilidade de morrer de Leish Canina.

Anônimo disse...

Olha, Lucia, tudo oq vc disse grande parte da população já sabe.
Existe inúmeras pessoas que trata seus animais com Leish e eles vivem normalmente, o tempo de vida é aumentado, e chega a ter chances de o animal ''zerar'' a carga parasitária e ter uma vida normal.
Todos nós sabemos que existem clínicas credenciadas que realizam o exame de contraprova, geralmente, os exames são realizados em clínicas de Belo Horizonte.
A VACINA EXISTE E É EFICAZ, a não ser que a FORT DOGDE esteja mentindo, antes de lançar a vacina no mercado, ela foi testada em região endêmica.

''Somente na India e no Sudão o Homem é reservatório do parasito. Isto quer dizer que a doença ocorre de homem para homem pela picada do inseto''.

Então se for assim, o médico infectologista mente e mente descaradamente. É muito fácil culpar o cachorro, muito mesmo.
O Governo deveria se preocupar em lançar a vacina em larga escala para proteger os animais e NÃO MATAR. Se todo mundo matar o cachorro, o gato será a vitima, aí todos matam o gato, QUEM SERÁ A PRÓXIMA VÍTIMA? O SER HUMANO!

A vacina realmente não é aprovada pelo MS, já que a vacina se destina ao uso animal, ela nem tem que ser aprovada pelo MS, e sim pelo MAPA, como ela já é registrada.

E outra... A MEDICAÇÃO USADA NO TRATAMENTO EM ANIMAIS NÃO É A MESMA USADA EM HUMANOS. O VETERINÁRIO QUE FAZ ISTO, TEM QUE SER MUITO BURRO.

O tratamento da Leishmaniose Visceral Canina não é proibido. O que está proibido no Tratamento da Leishmaniose Visceral Canina é o uso de Medicamentos da linha humana, mas mesmo esta proibição de uso de Medicamentos para o tratamento da Leishmaniose Visceral Canina está sendo questionada judicialmente pois uma Portaria Ministerial não tem competência legal para proibir um tratamento de Leishmaniose Visceral Canina. Somente a Lei, em sentido estrito, pode impedir o tratamento da Leishmaniose Visceral Canina.


E me responde uma coisa:
DIVERSOS ANIMAIS FAZEM O EXAME PELA PREFEITURA, DÁ ''POSITIVO'' PRA LEISHMANIOSE.
O DONO REALIZA PARTICULAR E NÃO DÁ NADA.

E AÍ? Exame confiável? NÃO!
SE FOSSE ASSIM, NÃO TINHA TANTA GENTE FAZENDO CONTRAPROVA E DANDO NEGATIVO!

E POR ÚLTIMO: O BRASIL ADOTA A EUTANÁSIA DESDE MEADOS DE 1960, INÚMEROS DE CENTENAS DE ANIMAIS FORAM DIZIMADOS. E sabe oq aconteceu? OS CASOS DE LEISH EM HUMANOS SÓ AUMENTARAM.

Resolve matar?! Fica a pergunta!

Lucia disse...

Somente mais uma coisa importante que quero esclarecer: quando as pessoas decidem vacinarem ou tratarem seus animais devem assumirem que com isso estão possibilitando a disseminação da doença para outros animais e para as pessoas (mesmo com a vacina e o tratamento os animais continuam com o parasito) além de assumirem o que é mais grave ainda: a resistência do parasito da doença, logo, dificultando a cura dos seres humanos.

Lucia disse...

Bem primeiro: vejo nas palavras do anônimo(a) coisas completamente equivocas fruto da falta de conhecimento sobre o assunto. Já disse e vou repetir: as pessoas tem direito em realizar um segundo exame em seus animais, as pessoas tem direito de tratarem e vacinarem seus animais, porém junto com este direito devem também assumirem as consequências e os riscos que podem causar para suas famílias e para comunidade de PV.
Segundo sou uma profissional ética e não quero discutir e nem polarizar com "pessoa" sem identidade. Deixo meus contatos a disposição das "pessoas" que de fato queiram esclarecimentos: luahenri@gmail.com - (11) 3311-1100

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
fátima disse...

Não vai demorar,vamos ver cachorros, só em filmes.Como aconteceu com os dinossauros,e com tantos outros animais que foram extintos.Qual foi será o motivo?.