sexta-feira, 1 de junho de 2012

Zé Rainha

Reforma Agrária
ZÉ RAINHA FALA DA PRISÃO E LEI DE REGULARIZAÇÃO
Ontem encontramos o líder Sem Terra, Zé Rainha, na cerimônia de presença do governador Geraldo Alckmin em Presidente Epitácio. Aproveitamos para entrevistá-lo sobre os últimos episódios que aconteceram em sua vida, incluindo a passagem pela prisão. Ele também falou sobre o Movimento dos Sem Terra e do que acha da regularização de terras assinada pelo governador Geraldo Alckmin, no mês passado em Presidente Venceslau. Ouçam a entrevista.

6 comentários:

Anônimo disse...

Melhor entrevista postada nesse blog desde seu início. O Zé Rainha pode la ter os seus problemas, uma pena, mas quem não tem? Porém esta do lado de uma causa justa que não tem como ir contra. Como bem disse ele países mais desenvolvidos do mundo fizeram sua reforma agrária há séculos. No Brasil ainda estamos nas capitanias hereditárias.
Parabéns Toninho pela coragem de divulgar e ao Zé Rainha de expor suas idéias de forma tão clara contundente.

Anônimo disse...

Não sei quem elogiou a entrevista do Senhor José Rainha, mas deuma coisa eu tenho certeza o retrocesso do pontal do paranapanmema é graças as acões deste Senhor, que sem mais nem menos desestabilizou nossa região, ele fala sobre o tempo da capitanias hereditárias, mas o mesmo não sabe nem como selecionar os verdadeiros produtores rurais, ai coloca qualquer em pedaço de terra e vira essa caca que estamos enjoados de ver, alguns assentados não tem condições minimas para fazer de um pedaço de terra o meio para seu sustento, ai vem as invasões de locais publicos e outras coisa mais.

Anônimo disse...

infelizmente a imprensa só da creditos as essas pessoas.

MILTON CARDOSO disse...

A alguns dia o toninho postou sobre o desenvolvimento de Cascavel no Parana, onde aconteceu a primeira reunião do MST.
O senhor José Rainha é um dos maiores Lideres que ja conheci, dedicou uma vida para olhar pelos menos favorecidos, estou falando porque sai daqui do primeiro mundo para conhecer como acampado, o movimento pela paz, que e o MST.
O retrocesso da região, e como o retrocesso de el Salvador, onde apenas 14 familias eram donas de todas as terras.Muitos não sabem que estas terras estão sendo repassadas para herdeiros que tem outro estilo de vida e quando se cansarem das festinhas nas fazendas, vão vender tudo aos gringos que tem sede de dominio destas terras.

MILTON CARDOSO disse...

Quando o fazendeiro descobrir que com o mesmo capital ele pode fazer 10 vezes mais com uma atividade comercial ou industrial, o Brasil sera um pais melhor para todos.

Anônimo disse...

O Zé Rainha chegou aqui na década de 90 e os problemas do Pontal, falta de desenvolvimento e baixa atividade econômica já eram conhecidos de todos.
O Zé Rainha incomoda por que tocou na ferida da concentração de terras públicas e devolutas na mão de poucos.
Recomendo a todos que leiam a obra do eminente Professor/Dr. Ferrari Leite (Unesp) sobre a ocupação de terras do Pontal do Paranapanema.
A grilagem e morte de posseiros por disputas de terras no passado não são nada perto das atuais disputas e invasões/ocupações.