sábado, 30 de junho de 2012

Post do Fernando Olmo

Fernando Olmo
VOTO VENDIDO, POVO VENCIDO


“Ninguém liberta ninguém,
ninguém se liberta sozinho:
os homens se libertam em comunhão.”
Paulo Freire

Dia desses, um conhecido me perguntou se um referido candidato estava dando combustível. Imediatamente, respondi que não era prática dele. Indignado comigo e com a negativa do meu preferido nesse sentido, o sujeito disse que iria atrás de um outro que pudesse assim o “ajudar”. Rapidamente, ceifei a conversa e me fui.


Também, tempos atrás, um camarada, cidadão reconhecido por suas qualidades na comunidade, disse-me que era impossível ganhar uma eleição sem que se comprassem votos. Que ele, inclusive, já havia participado de uma campanha e que, por não incorrer nesse ilícito, perdeu de longe. Por conta dessa experiência, tudo para ele estava evidente: “ou paga o(a) eleitor(a) ou perde a eleição”. Eu que só participei de campanhas eleitorais como “eleitor” fiquei estarrecido. Contudo, suas afirmações não me convenceram.


Gradativamente, percebo o desapreço e a desilusão do povo pela Política. Certamente, pessoas revoltadas pela impavidez, pelo descompromisso, pelo egoísmo de muitos que, após eleitos, acometem-se de uma poderosa paralisia.


Há uma campanha muito legal realizada pelo TRE da Paraíba que dita assim em seu jargão: “Voto vendido, povo vencido”. Sim, é verdade! É preciso que cada pessoa saiba que quando ela vende seu voto, primeiramente está cometendo um crime: a “Corrupção Eleitoral”. Além do mais, o político desonesto, que compra votos, não tem nenhum compromisso com a população, nem mesmo com o eleitor que vende a ele o seu voto, vez que esse já recebeu pelo seu ato. Esse é o tipo de político que só se preocupa consigo mesmo!


De acordo com artigo 299 do Código Eleitoral, “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto, e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”, será punido com “pena de reclusão de quatro anos” e pagamento de 5 a 15 dias-multa. Ademais, a perda do mandato, etc. Mesmo assim, há quem se dispõe a contrariar a Lei e correr os riscos, infelizmente.


Pois, pense bem, qual o preço de sua dignidade querido(a) eleitor(a)? Bem, dignidade não tem preço, não é? Então, procure saber sobre a história, a luta e os compromissos de seu candidato. Vote em quem tem compromisso com a sociedade! Não vote em quem compra voto!


Fernando Olmo é educador.
Pertence a AGAPE – Academia Geral das Artes de Presidente Epitácio
Blog: http://blogdoolmo.wordpress.com/
E-mail: fernandoolmoprof@hotmail.com

Um comentário:

Anônimo disse...

"Todo Homem que se vende, recebe mais do que vale!"