Post do Luciano
SURPRESAS DA VIDA
A vida é realmente interessante. As pessoas não percebem como somos todos parecidos apesar das diferenças que nos distinguem.
Sei que falando assim pareço um disseminador de filosofia barata, mas a grande verdade é que alguns acontecimentos, ou por que não chamá-los de surpresas da vida, sempre nos pegam desavisadamente.
Uns de forma até tranquila como é o caso do casamento de um filho, quando percebemos que a “criança” não é mais tão criança e que a vida segue seu caminho: eles iniciando uma vida novinha em folha e você chegando à conclusão de que realmente está ficando velho.
Mas viver é saber conduzir as coisas. Todos temos um monte de afazeres e compromissos dos mais diversos todos os dias, afinal, a correria bem como a falta de tempo são as marcas deste século assim como a incapacidade de alguns em enxergar a igualdade entre as pessoas.
Todos projetamos aquilo que queremos fazer ou aonde queremos chegar. Trabalhamos de forma incansável pensando apenas naquilo que achamos importante.
Muitas vezes esquecemos do Criador ou deixamos de dar a devida importância ao que realmente importa. Dar atenção aos filhos; fazer um passeio bobo pela praça ou simplesmente sentar defronte à estação ferroviária para rever velhos amigos, parece algo tão difícil que temos a impressão de sermos prisioneiros de nós mesmos.
Até que um dia somos surpreendidos por uma doença do tipo incapacitante, tal qual a maioria das gripes atuais, e percebemos que não somos nada sem a plena saúde. Todos os compromissos ficaram adiados e só lhe restará a companhia da família ou da pessoa amada trazendo o conforto necessário para o restabelecimento.
Alguns menos sortudos são acometidos por uma doença terminal que os sentencia à morte e tudo passa a não ter mais nenhuma importância. Nem dinheiro... nem amigos... nem família... nem a esperança lhe ajudará, pois os momentos de reflexão que se seguirão darão conta de que a vida é boa demais para ser desperdiçada.
Por isso, reflita sobre o que realmente interessa e não deixe para amanhã aquele abraço apertado; aquela visita surpresa na casa da vovó que já está velhinha ou curtir um momento singelo passeando pela praça com o filho pequeno, pois a vida é cheia de surpresas e você não vai querer ser surpreendido por ela, vai?
Luciano Esposto é poeta e escritor venceslauense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário