Espaço do Nando
MESTRES DA VIDA
Na última semana, nossa cidade viveu momentos atípicos, recepcionando os atletas dos JORI, (Jogos Regionais do Idoso), evento promovido pela Secretaria de Esportes Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, em parceria com o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social do Estado, juntamente com os municípios que sediam o evento. E Presidente Venceslau teve não só o privilégio, mas principalmente O PRAZER de ser anfitriã destes atletas, que representam uma parcela especial e cada vez mais crescente de nossa população.
Não pude acompanhar os jogos de forma efetiva, porém, era impossível não observar a movimentação dos grupos de atletas passeando por nossas ruas, dando aquela espiadinha básica nas lojas, lanchonetes e outros estabelecimentos comerciais de nossa cidade, tendo como marca registrada a simpatia, a educação e a cordialidade no trato com as pessoas. Sim, porque me perdoe a minha geração e as dos mais jovens que eu, mas é fato que as pessoas idosas, são via de regra, muito mais comunicativas, educadas e simpáticas do que a gente.
Um pouco antes da realização dos jogos, li uma matéria interessante no Jornal Integração, em que a escritora Arlinda Marques relatou com muito estilo sua visita ao nosso Abrigo de Idosos, sendo que a mesma não poupou elogios ao trabalho que é feito naquela entidade, onde as pessoas que ali residem são tratadas com grande carinho e cuidado pelos funcionários do local. A revista Radar também fez uma reportagem bacana sobre a entidade, praticamente com o mesmo conteúdo elogioso ao trabalho ali realizado. Ainda relacionado ao público idoso, enfatizo o sucesso que é o clube da Terceira Idade, bem como a ótima organização da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Presidente Venceslau.
Percebi através da realização dos JORI, bem como através dos trabalhos realizados pelos clubes e entidades, que nossa cidade, de certa forma, vem valorizando o público idoso da forma que ele merece, pois estas pessoas, contribuíram e ainda continuam dando sua contribuição para o crescimento econômico, social e cultural de nossa comunidade.
Transmitir aos mais jovens os valores de respeito aos idosos é fundamental, pois esta é uma forma de agradecimento aos serviços prestados por estas pessoas tão especiais. Levemos em conta ainda a grande bagagem e experiência que os mais velhos carregam consigo, tantas alegrias, tristezas e sabedoria que acumularam ao longo de anos e anos de existência.
A fragilidade evidente dos seus corpos contrasta com a força de suas almas, sendo que estes verdadeiros “mestres da vida”, podem colaborar e muito, ainda, conosco. Aproveitemos ao máximo esta valiosa troca de experiências, pois todos nós temos muito a oferecer e principalmente, ganhar com ela. Este é o caminho ideal para a construção de uma sociedade digna, vitoriosa, e principalmente, humanitária.
Fernando Freitas é Funcionário Público Estadual e escreve ás quartas-feiras.
3 comentários:
uma pena que os uniformes de venceslau foi o mais feio, um tecidos horrivel mal costurado tenebroso, e mal divulgado no sentido do horarios dos jogos e locais, pois queria rever algumas pessoas e não consegui por falta de divulgação, nem a pista de corrida no foi arrumada diversos atletas se contundiram, isso é uma vergonha para uma cidade anfitriam.
Adorei o texto!!!
você foi muito feliz na sua colocação. Parabéns jovem.
Postar um comentário