sexta-feira, 30 de março de 2012

Sozinho por quê?

Post do Luciano
SOZINHO POR QUÊ?


Poucas são as certezas na vida, mas duas eu apontaria sem medo de errar: a morte e que cedo ou tarde você terá uma conta no facebook. Pode parecer exagero, e eu também achava até muito pouco tempo, mas as redes sociais já fazem parte da vida de centenas de milhares de brasileiros. Digo brasileiros porque nosso país tem características muito particulares. Por aqui os computadores ainda tentam chegar a 100% dos domicílios enquanto, em países desenvolvidos, esses equipamentos marcavam presença nas casas no mesmo ritmo em que as próprias máquinas nasciam e evoluíam.


Nosso atraso foi tão grande a ponto de crianças de algumas escolas terem contato com tablets e notebooks antes mesmo de possuírem um computador convencional em seus lares. Mas o mundo da tecnologia não espera ninguém mesmo, e um exemplo disso é a fila exclusiva para idosos no caixa eletrônico dos bancos. Um atendimento que nada tem a ver com atendimento prioritário expresso em lei, e sim, porque nossos amados velhinhos ainda não conseguiram entender como lidar com o monstro que lhes pagará os proventos precisando da ajuda, sempre prestimosa, de um bancário.


A coisa ficou tão interessante que ninguém mais pergunta onde você mora, mas não esquece de pegar um e-mail ou um endereço no “Face” que, a propósito, alcança mais e mais usuários a cada dia. Os mais jovens são atraídos por uma gama infindável de aplicativos e possibilidades ocultas mais fáceis de aplicar do que até explicar. Aos mais velhos, a quem nada disso importa, saber das notícias contadas pela galera ou expressar opiniões sobre o que quer que seja já é motivo de sobra para fazer dessa importante rede social um vício “corroedor” do tempo.


Se antes os pais ficam bravos por tanto tempo desperdiçado pelas crianças no computador, hoje passam a reivindicar sua vez na fila que os colocará a par do que está rolando na rede. Um dia li uma postagem que dizia: “meu melhor amigo é meu Face”. Num primeiro momento, a frase me pareceu extravagante e absurda. 


Contudo, pensando melhor, percebi que tinha um certo senso na medida em que o facebook pode sim ser o melhor amigo de alguém sozinho, seja porque os filhos não moram mais na casa ou, quem sabe, a viuvez já lhe faz companhia. Ler o que todos os seus amigos estão fazendo ou pensando em tempo real e interagir apenas com aquilo que lhe interessa, é partilhar de um adorável mundo novo com a esperança de sempre ser um desbravador de sonhos, garimpeiro de amigos e inimigo da solidão.


Luciano Esposto é poeta e escritor venceslauense.

2 comentários:

Elias Gabriel disse...

Concordo!

luh nantes disse...

Vou mais além,qdo se decepciona com algo ou alguém,é muito bom ler msg de otimismo que nos fazem rever certos conceitos.
Por ex:Nunca espere muito das pessoas…
É bem melhor se surpreender do que se decepcionar."Não brinque com os outros, o mundo gira. Hoje você brinca, amanhã é brinquedo!"