quinta-feira, 22 de março de 2012

Falta profissional

Marabá Paulista
SEM MÉDICO, MARABÁ CORRE RISCO DE PERDER SUBSÍDIO
O Imparcial


Precisa-se de médico. Este é o conteúdo do cartaz que foi afixado pelo prefeito de Marabá Paulista, José Monteiro da Rocha (PSDB), nas paredes de uma universidade de Presidente Prudente. O motivo é a falta do profissional na cidade que possui duas unidades do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) - uma rural e outra urbana -, mas conta com apenas um médico para atender a demanda média diária de 80 pessoas. Um processo seletivo, baseado na análise de currículos, está aberto na cidade para contratação do especialista que deve iniciar suas atividades até 1º de abril, para que a cidade não tenha seu subsídio suspenso pelo governo federal. O salário de R$ 8,4 mil que provém da União não é suficiente para atrair os profissionais à cidade. Segundo o prefeito, desde dezembro, quando o último médico deixou o cargo, três outros já passaram pelo local, mas não permaneceram no serviço. "Os profissionais preferem ficar perto das cidades que têm plantão, outros abandonam para fazer residência, e se eles saem, não tem procura. Quando aparece um interessado, ele não fica. Não sei o que acontece", lamenta. Enquanto um novo especialista não é contratado, Rocha explica que os atendimentos no ESF urbano estão sendo prestados duas vezes por semana pelo médico responsável pelo serviço na área rural. Como a demanda é grande, as quatro ambulâncias municipais transportam, diariamente, os pacientes para cidades vizinhas como Dracena, Presidente Venceslau e Presidente Prudente.

4 comentários:

Anônimo disse...

parabens não souberam valorizar os que ja passaram por aqui... agora é tarde.

Anônimo disse...

rsrs agora me diga uma coisa, se esse secretario de saude escreve proficional assim??? qual medico quer trabalhar com ele?? vai que ele escreve receita assim resseita.??
ai seria demais.. acorda prefeito tira esse homem dai quem sabe num chove medicos ai no hospital????

Unknown disse...

sera sr.prefeito que o sr. não consegue medico não pelo salario e sim pela condições que o sr. da a ele pq.que eu saiba maraba não tem nd,so quebra galho tanto nos posto de saude como na fisio,como no pronto socorro,se ta para chamar de pronto socorro.então ve se trabalha melhor com o dinheiro do povo e faz um hospital,ou quem sabe pelo menos um pronto socorro decente.

Anônimo disse...

Não é bem assim oque dizem,ha medicos em venceslau que quer trabalhar em maraba so que nao aceita a maneira que o secretario da saude de maraba quer impor a eles.