ARTIGO EXPLICA A PM
Publiquei um comentário de uma mulher perguntando se era proibido ou não a presença de viaturas policiais nas passarelas da Praça Nicolino Rondó. Deixei que a situação noticiosa se tornasse um debate, não conversando com nenhuma parte sobre o que aquela mulher perguntava. Já são mais de 70 comentários. Polícia, política, professores e comentários pessoais do blogueiro sempre dão muita conversa. Recebi agora um artigo que explica o que é a polícia militar e como funciona, num artigo assinado pelo publicitário e sociólogo Osvaldo Matos de Melo Júnior. Leiam, é importante.
ARTIGO ESPECIAL
Chama a PM…
*Osvaldo Matos de Melo Júnior
Tô ouvindo um barulho no quintal. Chama a PM.
Bati no carro da frente. Chama a PM.
Roubaram minha galinha. Chama a PM.
Um garoto acabou de tomar meu celular. Chama a PM.
Estão invadindo e saqueando. Chama a PM.
Vai ter clássico hoje. Chama a PM.
Vai ter um show. Chama a PM.
Vai ter carnaval. Chama a PM.
Estão roubando motoristas no sinal. Chama a PM.
Acabaram de matar um. Chama a PM.
Meu marido me deu uma pisa. Chama a PM.
Vai ter festa hoje. Chama a PM.
Tem um pedófilo incomodando os meninos. Chama a PM.
A Policia Federal vai fazer uma mega operação. Chama a PM.
A Policia Rodoviária precisa liberar a rodovia. Chama a PM.
Picharam a igreja. Chama a PM.
O pessoal invadiu as terras. Chama a PM.
As torcidas organizadas estão nas ruas. Chama a PM.
O pop star chegou ao aeroporto. Chama a PM.
Tem uma mulher dando a luz na parada. Chama a PM.
Tem uma quadrilha estourando os caixas. Chama a PM.
Precisamos capturar fugitivos das penitenciarias. Chama a PM.
Os prédios públicos precisam de segurança. Chama a PM.
Tem traficantes no morro. Chama a PM.
Tem uma boca de fumo no bar. Chama a PM.
Na esquina tem um cassino. Chama a PM.
Roubaram meu carro. Chama a PM.
Os meninos se perderam no mato. Chama a PM.
Estou sendo constrangido por essa empresa. Chama a PM.
A loja não quer devolver meu dinheiro. Chama a PM.
Precisamos levar o preso para audiência. Chama a PM.
A prefeitura vai fazer festa de rua. Chama a PM.
Precisamos levar o preso para o dentista. Chama a PM.
O cara não quer pagar a conta. Chama a PM.
Tem um brigão na multidão. Chama a PM.
Estou sofrendo homofobia. Chama a PM.
Ele me chamou de nego safado. Chama a PM.
Esse tarado pegou na minha bunda. Chama a PM.
O som da festa tá alto. Chama a PM.
Tem um doido brabo. Chama a PM.
Tem uma rebelião no presidio. Chama a PM.
Tem uma bomba no prédio. Chama a PM.
Os bancos estão sendo assaltados. Chama a PM.
Ufa, será que consegui convencer que esses profissionais precisam do nosso reconhecimento, respeito e valorização constante?
E que os pseudo especialistas em segurança, que gostam de aparecer na mídia com receitas sem fundamento e desprovidas de conhecimento aprofundado, deixem de falar besteiras, policiólogos de oportunidade e sem noção.
Vão conhecer, in loco, o que é combater a criminalidade no Brasil, diferente de qualquer lugar do mundo.
Coloca o melhor policial inglês, canadense ou americano no Brasil que ele não dura uma semana.
Estamos em guerra civil contra bandidos sem futuro e alma. São mais de 50.000 pessoas vitimas da violência. O Brasil é o primeiro lugar em assassinatos de policiais e também o primeiro em suicídio de agentes da lei.
Não precisamos extinguir, unificar ou desmilitarizar policiais. Isso é muito caro e sem resultados. Se desmilitarizar aí que vai ficar pior para o cidadão. Imagina quase 400.000 homens armados sem o devido controle das regras e disciplina militares e usados por grupos políticos!
Os Estados Unidos tem mais de 15.000 tipos de instituições policiais e tudo funciona. A Itália, menor que o Brasil, tem várias polícias onde seus agentes são militares. Tem idiota que diz que só o Brasil tem Policia Militar. Ele esquece que em mais de 100 países existe esse modelo de polícia, apenas muda o nome: são as Gendarmarias, Polícia Nacional, Guardas Nacionais, entre outras.
Conheço profundamente os programas de ensino de todas as PMs e faço questão de dizer que não existe preparo de policial para extermínio de cidadão, ao contrário, as PMs buscam conteúdos de policia cidadã, direito constitucional, psicologia social entre outros.
Agora na hora do tumulto, do enfrentamento alguns passam do normal, dos dois lados, em todo lugar do mundo, até nos países ditos desenvolvidos.
Vamos reformular, integrar informações e inteligência, investir em qualificação, formação e salários unificados em todo país para os policiais militares com um fundo nacional para equiparar salários, usar o que a tecnologia tem de melhor, tornar as leis mais rígidas e evitar que reincidentes continuem a cometer crimes e permaneçam impunes ou sem condições de ressocialização. Vamos investir 40% do orçamento em educação o Brasil precisa desses jovens que estão morrendo vitimas da violência.
Lembramos que os policiais são recrutados da mesma sociedade que os rejeita e muito cobra sem dar muita vezes as condições mínimas necessárias para o exercício da função. Erros acontecem, é um efetivo imenso, maior que muitos exércitos, sempre ostensivo que bate de frente com todo o lixo social produzido, portanto os erros acontecem, mas os acertos são infinitamente maiores.
Esses policiais prendem mais de 500.000 criminosos por ano, salvam milhões de vidas, atuam em quase todos os conflitos sociais, sempre sacrificando suas vidas e integridade física, e até a família, em alguns casos. Na maioria das localidades brasileiras, são a única presença do Estado e o limite entre a civilidade e selvajaria.
*Osvaldo Matos de Melo Júnior é publicitário e sociólogo
_____________________________________________________
Charme Fraldas
33 comentários:
Isso não justifa o fato da policia estar andando de carro no meio da praça.
Como eu havia dito no post anterior de uma pessoa indignada com a presença da Polícia Militar na praça, ta ai uma resposta a altura. E volto a frisar, "quando estamos em situação de risco, primeiro lembramos de Deus e logo em seguida da polícia Militar". Parabéns nobres combatentes e protetores da sociedade, sem vocês isso já estaria um caos total.
Nossa, perfeito, Lindo texto. Infelizmente algumas pessoas criam habito por reclamar de tudo, por tudo, contra tudo, vamos fazer nossa parte cuidar de nossos lares, dar mais atenção aos filhos, ao invés de apontar o dedo para o próximo seria um grande passo, e depois tentar melhorar e oferecer ajuda aos problemas que nos cercam ao invés de criticar.
PARABENS Toninhp, otimo!!! A sociedade precisa valorizar e respeitar a PM.
Grevistas,chama PM,bala de borracha,gas ,governos corruptos,incopetentes abusam de seu braço armado contra o cidadão.
Parabéns Osvaldo pelo texto. Infelizmente a população de um modo geral tem o péssimo habito de falar, reclamar,acusar, apontar, desqualificar, sem ter o conhecimento necessario para tais. E aqui em Presidente Venceslau isso vai além da expectativa nacional. Acho muito bom ter a polícia rondando a praça, e quiça pudessem fazer esse trabalho em todas as existentes em nossa cidade.
os argumentos do psicologo,é sua posição pessoal, tudo que o mesmo expessa é o que todos nos sabemos, o assunto tratados no blog, não esta relacionado ao seu parecer,faz ou deixa de fazer, se trata de outra avaliação, o que não pode é viatura transitar em espaço publico destinado ao cidadão essencia maior desta avaliação,a valorosa PM é um orgão publico destinado a cumprir policiamento ostensivo fardado nas condições exigida, o que não justifica o argumento,vivemos em um pais democrático e capitalista onde pagamos os nossos impostos, para que sirva como soldo de quem tem obrigação a cumprir,qual é a função da policia militar transcrita na contituinte,carta magna deste Pais?,aonde esta a policia judiciaria qual e sua função!voce sabe.
parabéns a matéria , porem gostaria que essas palavras viesse da maioria da população venceslauense , sei que não terá nem ao menos a mesma quantidade de comentários pois, a sociedade esta acostumada a criticar a policia e não a valoriza-la , são corajosos para expor sua opinião em um blog a ir em um batalhão reclamar, porem quando e pra denunciar algo ilícito como um traficante, um ladrão que esta furtando a casa do vizinho são omissos,so lembram dos direitos mas se esquecem dos deveres , policia depende da sociedade, assim com ela depende da policia como diria (Edmund Burke)"Para que o mal triunfe basta que os bons fiquem de braços cruzados"
Quando fizeram o .concurso e academia. Sabiam que o trabalho é esse. Ossos do ofício. Os do interior.ainda tem que dar graças a Deus pelo trabalho.
Acabou o gás de cozinha, precisa trocar. Chama a PM.
kkkkkkkkkkk isso já aconteceu
Falo falo e falo mais policia agir ta dificil, a praça do correio ta abandonada, não adianta só passear de carro, tem q abordar, tem q agir, tem q ter coragem
EU AINDA ACHO QUE UM POSTO DA PM NA PRAÇA (24hRS) RESOLVE TODO O PROBLEMA... E A PREFEITURA ECONOMIZA UM VIGIA!
muitos leitores não entendem que a questão é, por que não andar a pé na praça? pois á estão noias fumando, menores de 18 anos bebendo, e a policia andando com seus carros sem fazer nada. muitos não entendem que isso não é uma critica a policia, mas que se querem fazer ronda façam a pé, para melhor segurança e conforto de todos.
É Deus no céu e a Policia na terra para ajudar a população.
As pessoas só sabem falar merda mas na hora que estão em apuros é "ai meu Deus... Chama a Policia"...
quanto mimimi, tem q ter pm mesmo, e eles estão fazendo seu papel, protegendo o cidadão, se eles estão lá algum motivo tem!
Até onde vai esses comentários de ataque pra lá ataque pra cá !!!
Mas sabemos a importância da policias (federal,civil,militar) e forças armadas ,para nossa segurança a questão é se pode ou não pode adentrar a uma praça pública somente para ronda ,,faço questão de lembrar que dentro de suas funções as policias são muito importantes ,mas são pagos pelos contribuintes cidadãos ,com seu rigoroso e exorbitante impostos que vem de todos os produtos consumidos .
Então nada mais justo a mulher querer uma explicação do fato ,direito dela que o comandante do 42 batalhão de Presidente Venceslau responda a esta duvida da senhora que questiona direito dela e dever da policia dizer se esta certo ou não ok !!!
Quem não gosta de polícia é esquerdista ou vagabundo, que, aliás, é a mesma coisa.
Policiais, verdadeiros guerreiros que arriscam suas vidas para defender outras vidas e familias e que muitas vezes sao criticados, mas a verdadeira recompensa vem de Deus.
bonito texto mas axo q se e proibido algum morador passar nas passarelas da praça tem q valer a lei p todos ate p a policia militar ,ja q ela q tem q da o exemplo
PREFIRO A PM ANDANDO NA PRAÇA DO QUE ELA LOTADA DE MARGINAIS E VICIADOS, QUEM RECLAMOU, QDO ACONTECER UMA PROBLEMA NA VIDA DELA
CHAMA O VIGÁRIO, SERÁ QUE VC NÃO ENTENDE QUE NOSSA CIDADE É UM BARRIL DE PÓLVORA SOMOS VIGIADOS O TEMPO TODO, SÓ NÃO SABEMOS POR QUEM, EU PREFIRO SER VIGIADO PELA PM,QTO AO FATO DE ELES ANDARAM COM A VIATURA NA PRAÇA, ACHO CERTO.
NINGUÉM TÁ DISCUTINDO ATRIBUIÇÃO.ISSO TUDO QUE ESTÁ AÍ É O DEVER DA POLÍCIA QUE BEM OU MAL GANHA PRA ISSO.O QUE SE QUESTIONOU FOI UMA SUPOSTA CONDUTA INADEQUADA A QUAL EU CORROBORO.PRA QUE SUBIR COM CARROS SE TEM AS MOTOS? MAS EU PARTICULARMENTE TENHO MEDO DE BANDIDOS MAS TENHO MEDO DA PM TBM.POR 3 VEZES FUI ESCRACHADO SENDO QUE EM UMA DELAS COM SPRAY DE PIMENTA NO ROSTO,E O PIOR NUNCA DEVI NADA PRA LEI.COMO EXPLICAR UMA HIERARQUIA NA QUAL UM JOVEM DE 20 ANOS QUE NUNCA FOI POLICIAL ATIVO,APENAS CURSOU ALGUNS ANOS DE UMA ACADEMIA SAIR E COMANDAR UM SOLDADO QUE QUANDO ESSE JOVEM NASCEU JÁ ERA POLICIAL?
ZÉ POVINHO QUE NÃO TÊM O QUE FAZER.
Não vejo mal algum da viatura efetuar policiamento na praça, pois, não tem tantas pessoas transitando, além do mais, a viatura transita com velocidade de cidadão andando. Esses que estão incomodados, leva-me a pensar o seguinte: Não passa de implicação contra a polícia ou a presença da policia ali está dificultando o cometimento de crime. Acorda povão inocente. Gosta da polícia e parabéns ao sociólogo que fez excelente comentário. FALEI!!!! CIDADÃO CONSCIENTE!!!!!!
PARABENS AO ANONIMO DAS10:40 E VERDADE
TONINHO POSSO FALAR MIMHA OPIIAO POR ENQUANTO O NO ANONIMATO? TEM GENTE ALI NO CAMELODROMO QUE AO MESMO TEMPO QUE ODEIA A POLICIA ELE SORRI PARA OS MESMOS CORRETO??? NINGUEM E TROUXATNINHO ! PQ PESSOAS QUE DAO SUAS VIDAS ENGOLINDO NOITES A FORA SEQUER FAZEM PARA SE MANTER CORRETO? JA OUTRAS OSTENTA LUXO E DINHEIRO TRABALHANDO NO MESMO SETOR DE TODOS???NESTECASO EU ACHO QUE SO A POLICIA FEDERAL PARA CUIDAR DESTES CASOS E VAI SER !!
daqui a pouco nao vai nem passa viatura nessa praça ai so vai ter noia fumando maconha ,e vc com seus filhos vão ser obrigados a sair da praça.
a viatura não é um carro como outro qualquer , então ela não vai fica estacionada na via como outro e os policias iram fazer a patrulha a pé, pq vai ser como em prudente lembram ou como aconteceu de frente a delegacia daqui ha algum tempo atras vagabundo só espera a o vacilo dos pm pra apronta.
Bonito o artigo do Sr. Melo - "Sociólogo", foi bem instruído pelo Comandante do PM 42 BPM para publicar o artigo. Inclusive, quero registrar que os meios de comunicações de nosso País registra os maiores índices de criminalidade do mundo, bem assim sendo: "Chamam a policia, mas esta nunca CHEGA"!
Tudo aquilo que ele diz não é nada mais que suas atribuições:
Compete à Polícia Militar
I - executar com exclusividade, ressalvadas as missões peculiares das
Forças Armadas, o policiamento ostensivo fardado, planejado pelas
autoridades policiais competentes, conceituadas na legislação
federal pertinente, a fim de assegurar o cumprimento da lei, a
manutenção da ordem pública e o exercício dos poderes constituídos;
....
O que deixou a leitora indignada são os excessos que GRANDE parte dos policiais comentem, achando-se acima do bem e do mal, simplesmente pelo fato de usar uma farda e arma.
Digo e repito:
SE TRANSITASSEM PARA APREENDER OS DELINQUENTES, ABORDAR, QUESTIONAR, seria justificável. Não o fazem; passam visando intimidar, mas não tomam providências.
São FALHOS como todo o sistema.
Que País o sociologo está falando...bem, Mas caso seja o Nosso País, afirmo que caso chame a Políicia e esta compareça (nem sempre), o que o contribuinte irá ouvir são os dizeres: O cidadão poderá comparecer ao Batalhão e fazer um "Boletim de Ocorrência". Isso mesmo .....sempre a mesma estória...o mesmo Boletim!!!Mas para multar civis de bens, mocinhas e velhos, AH sempre estão por perto!
IR AO BATALHÃO...RECLAMAR COM O COMANDANTE...É PIADA NÉ? ALGUÉM IRIA ATÉ O LIDER DO ESTADO ISLÂMICO CENSURAR A CONDUTA DE SEUS COMANDADOS?
Postar um comentário