País
RECLAMAÇÕES CONTRA BANCOS CRESCEM 31,5%
Agora São Paulo
O total de reclamações registradas pelos clientes de serviços bancários no país aumentou 31,5%, entre 2011 e 2012. Levantamento da Senacon (Secretária Nacional do Consumidor), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, aponta um salto no número de queixas protocoladas, de 406.245, de janeiro a novembro de 2011, para 533.626 no mesmo período do ano passado. Os números foram extraídos dos registros de 461 Procons espalhados pelo território nacional. O descompasso entre banco e cliente cresce em larga escala, a medida em que os anos passam. Problemas relacionados a cobranças, por exemplo, aumentaram cerca de 25% em um ano. Entre 2010 e 2012, essa questão representa 42,06% de todas as queixas, seguindo-se de reclamações sobre cálculo de financiamento e crédito e falhas no contrato.
Resposta
Em nota, o Itaú e o Banco do Brasil disseram que prestarão todos os esclarecimentos necessários ao Ministério da Justiça. O Banco do Brasil informou que cumpre integralmente as normas do Banco Central. O Bradesco diz que seu foco permanente "é reduzir os índices de queixas". O Santander informou que as reclamações recebidas são tratadas com prioridade, permitindo correções e melhorias nos serviços. A Caixa disse que tem "a preocupação constante com o atendimento ao cliente e realiza esforços no sentido de se adequar às leis".
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