Vacinas ativam o sistema de defesa dos bebês
Quando o bebê nasce, ele ainda não está completamente pronto para a vida. O sistema nervoso ainda está se desenvolvendo, assim como o sistema imunológico. “Os bebês ainda não têm os anticorpos produzidos e ficam mais suscetíveis às doenças”, explica o pediatra Dr. Renato Kfouri.
Por isso, a vacinação nos primeiros meses de vida é tão importante para defender o bebê contra doenças. Não é à toa que crianças até dois anos de idade têm o calendário de vacinação bastante movimentado.
A infectologista Dra. Rosana Richtmann explica que a vacina ativa as defesas do organismo. “A vacina é uma dose de antígeno que vai se passar pelo causador de alguma doença. Ela engana o sistema imune, que cria anticorpos para o organismo se defender quando entrar em contato com aquela doença no futuro”, observa. Por isso, as vacinas devem ser tomadas antes do aparecimento das doenças, já que o organismo precisa de tempo para produção de anticorpos.
Além das crianças, o Dr. Kfouri também enfatiza a importância da vacinação das gestantes. “A proteção também é transmitida aos fetos e assim os bebês já nascem mais protegidos”, reforça ele.
A varíola conseguiu ser erradicada do planeta por causa da eficácia das vacinas. Manter a carteirinha de vacinação do seu filho em dia é um gesto de cidadania, amor e uma garantia de que ele será um adulto mais forte e preparado para a vida.
_____________________________________________________
Goi Modas
Nenhum comentário:
Postar um comentário